domingo, 15 de março de 2009

Bolo fofo de laranja

  • 1 caixa de natas (200ml)
  • 1 chávena e meia (chá) de açúcar
  • 2 chávenas (chá) de farinha
  • 1 chávena (chá) de maizena (amido de milho)
  • 4 ovos
  • 2 laranjas
  • 2 colheres (chá) de fermento
Numa tigela misture as natas com as gemas e o açúcar. Adicione raspas de 1 laranja, sumo de 2 laranjas, 2 chávenas de farinha, 1 chávena de maizena e o fermento. Bata tudo muito bem com a batedeira. Por último junte as claras, batidas em castelo, envolvendo-as delicadamente na massa. Coloque a massa numa forma, untada e polvilhada, e leve ao forno a cozer em temperatura moderada.


Glacé
  • 1 chávena (chá) de açúcar fino (confeiteiro)
  • 2 colheres (sopa) de água ou sumo de laranja
Misture o açúcar com 2 colheres (sopa) de água ou sumo de laranja. Acrescente mais líquido ou açúcar, se achar necessário, até atingir a consistência desejada.

Se gostar do bolo com mais glacé pode dobrar a receita.

Verta sobre o bolo apenas quando este estiver frio.


Imprimir receita:
Print Friendly and PDF

28 comentários:

Anónimo disse...

Uma bela receita...simples e com tão bom aspecto o bolo :D

beijos e uma boa semana

ameixa seca disse...

Que lindo a forma que ficou o bolo :) Deve ser uma delícia com um café ou chá!

Unknown disse...

Desse eu já comia uma fatia...jinhosssss

Unknown disse...

Manuela querida, sou fã de bolo de laranja, e que bolão hein?
Já estou com a xícara de café na mesa,rsrs.


Beijão

Claudia Lima disse...

Bolo de Laranja é um dos meus grandes favoritos. Este vê-se que ficou realmente fofinho. Uma delícia!
Bjs :)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

adoro bolo de laranja vou ter que roubar essa receitinha!!
bjs e boa semana

AndreaDomingas disse...

Ficou divino este bolo, Manuela!
A receita é mesmo diferente, pois leve nata e suco! Deve ficar uma massa mais cremosa, não é? Já anotei!
Bjs

A Vida no Paraíso disse...

Que aspecto tão fofo, deve ser uma delícia!! Eu nunca me entendo mt bem é com as receitas com medidas de chávena!! Fico sempre com a sensação de estar a colocar ingredientes a mais..ou a menos.. qual é +- a medida dessa chávena que utilizaste?
Bjinhos

♥ mesa para 4 disse...

Ai que riqueza de bolo...ficou lindo, lindo, eu adoro um bolo assim, já sabes...e com a farinha maizena ainda deve ficar melhor...vai comigo para o delicious ;-)

Manuela © disse...

A vida no Paraíso,

Uma chávena de chá pode variar entre os 220 a 250ml, por isso se tiveres um copo medidor podes usar como medida 1 cup = 235ml :-)

Margarida disse...

Bolo de laranja é dos meus preferidos! E alto e fôfo ainda melhor. Anotei!
beijinho e boa semana

Ziza disse...

Faz pouquinho que aprendi esta técnica de maizena com farinha de trigo para fazer bolo. Ainda não usei mas estou louca para experimentar.

O bolo ficou lindo...

Smas disse...

Que belo aspecto!
Bjs

A Vida no Paraíso disse...

obrigado pela dica!! ;)

Susana Gomes disse...

Manuela, um bolo de laranja sabe sempre bem.
Mais uma fatia tentadora...

moranguita disse...

manuela eu gosto muito de bolos de laranja. este deve ser bem bom. mais um para eu fazer sem duvida.
beijinhos e boa semana

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

O bolo ideal para utilizar as laraninhas biológicas da minha cunhada, que são pequeninas mas deliiosas.
E como é hora do lanche, já marchava uma fatia acompanhada de um cafézinho :)
Beijocas
Moira

Begoña disse...

Buenísimo y el glaçe final una delicia!!!
Un saludo, Begoña

Catarina Santos disse...

Antes de mais deixa-me que te diga que o bolo ficou muito bonito! E sendo de laranja, é com certeza delicioso :)

Beijinhos e boa semana!!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Manuela!

Este bolo de laranja ficou mesmo com um ar super fofo...deve ser muito bom!
Excelente para um chá...!

Beijinho!

Ana disse...

Q. bolo mais lindo,me lembrou uma abóbora grande.E deve estar delicioso,parabéns!

T+++++!!!!!

Unknown disse...

Boa noite amiga...e uma óptima semana.jinhos

carmencita disse...

Que lindo que ficou esse bolo, tenho certeza que igualmente delicioso e cheiroso. Receita que vou testar com prazer.Bjss

Raspas de Laranja disse...

Que belo bolo. :)

Delícias e Talentos disse...

Tu bem me tentas com estas maravilhas docinhas...e o pior é que não posso ver nada apetitoso que quero fazer e provar de seguida (quem me dera ser diferente...)!
Então tu fazes jardineira com mel, e não fica muito doce, Manuela?

Anónimo disse...

Este bolo ficou lindo!

fatusca disse...

Que lindo!!deve ter ficado uma delicia.
bjs

Nancy Neide disse...

Adorei....amei...hummmmm....quero um pedaço deste gostoso bolo. Beijos amiga.