quinta-feira, 15 de maio de 2008

Iogurtes Caseiros (de vários sabores)

  • 1 litro de leite de gordo (ou meio gordo)
  • 1 iogurte natural
  • 6 colheres rasas de açúcar
  • 2 colheres de sopa de leite em pó (facultativo)
Aqueça um bocadinho o leite, só para ficar morninho (se ficar muito quente não coagula).

Num jarro coloque o iogurte natural, adicione o açúcar e o leite em pó mexendo muito bem. Por último adicione o leite morno e misture tudo.

Distribua pelos frasquinhos, coloque-os na iogurteira durante 8 horas. Passado este tempo deixe arrefecer, coloque as tampinhas nos frascos e leve ao frigorífico. Assim obtém 7 iogurtes naturais açucarados.

Entretanto pode fazer de diversos sabores:

Morango ou Chocolate - Junte-lhe calda de morango ou chocolate e misture com o leite. Eu usei da Hershey's Syrup.

Cereais - Coloque os seus cereais favoritos no fundo do frasco (estes depois sobem), eu usei Fruit Loops e Fitness & Fruits.

Com compotas - Coloque a sua compota favorita no fundo do frasco.

Com passas - Coloque algumas no fundo do frasco, depois do iogurte pronto pode colocar também por cima a decorar.

Com bolacha Maria - Pique a bolacha em pedacinhos e misture no leite.

------ ------ ------

Estas versões já foram todas testadas por mim, no entanto poderá fazer de outros sabores, agora é só usar a imaginação e criar um iogurte ao seu gosto!
Se não tiver iogurte natural em casa poderá usar de aromas que também funciona na perfeição.
Se tiver preferir poderá também usar o leite à temperatura ambiente passando o tempo de incubação para 10 horas.
O leite em pó é facultativo, no entanto este melhora a textura do iogurte tornando-o mais cremoso.

E para quem não tem iogurteira, já não há desculpa para não os fazer! Pode fazê-los também na panela de pressão (veja no Blog Pão, Bolos e Cia.) ou no forno (confira também o Blog As Receitas da Patanisca).

Print Friendly and PDF

30 comentários:

Natália Eleutério disse...

É dessa vez que vou comprar iogurteira, com tanto iogurte a entrar pela casa adentro, adorei a receita, bjs

bio_geo_esds@ disse...

Gostei, ficaram bonitos, só costumo colocar os cereais quando como, porque assim ficam moles e prefiro estaladiços. Sem iogurteira pode-se fazer na panela de pressão, tenho essa dica no meu blog.

Vina disse...

Ficaram muito bonitinhos, sim senhora!! Beijos e um bom fim de semana!

Marizé disse...

Os iogurtes caseiros são os preferidos cá em casa, e as possibilidades são tantas como a nossa imaginação.

Bj

Filipa disse...

Ficaram tão bonitos e realmente as variedades que se podem fazer são tantas que só depende um pouco da nossa vontade e imaginação. Gostei de todos!

beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Quando os meus filhos eram pequenos eu sempre preparava iogurte em casa, hoje já não comem com muita frequência então não vale a pena fazê-los em casa. Mas é muito bom prepará-los não é?
Bjs!

Manuela © disse...

nani: Compre, não é cara e vale a pena!

pão, delícias e cia.: Já coloquei um link para o seu blog também :)

vina: Bom fim de semana para si também :)

marizé: Aqui em casa adoramos.

filipa: Também gostámos! Hoje já vou ter de fazer mais uma dose.

luciana: Adulto também come :-)

kini disse...

Ok,definitivamente vou comprar uma iogurteira...rsss!!!!!
Estes iogurtes ficaram lindos.
Tenho um miminho lá no meu blog.
Bom findi.
Bjs

anna disse...

Estão uns miminhos estes teus iogurtes...
Beijinhos.

claudia disse...

Que iogurtinhos tão bons e alegres!

Claudia Lima disse...

Manuela ficaram ótimos! Eu comeria o de morango...
Bjs

Marcos disse...

Tem uma cozinha muito bonita.Acabei de fazer um humilde cantinho se quizer pode lá passar.Um abraço Marcos))

Anónimo disse...

Que bom aspecto :) Vou já fazer as tuas versões!! Beijinhos

elisabete disse...

Gostei muito dos vários sabores que fizeste mas como não tenho iogurteira fui espreitar o blog As receitas da Patanisca.

beijinhos

Agdah disse...

Lindos!!! Eu também prefiro fazer os meus em casa.

Anónimo disse...

Olá. Encontrei este blog sobre iogurtes caseiros, tem sugestões muito apetitosas e originais http://yaourtsamania.canalblog.com/archives/p10-10.html
A minha próxima experiência acho que vai ser esta: Iogurte de Ferrero Rocher :)

Anónimo disse...

Olá,parabéns pelo blog.

Comprei recentemente uma iogurteira e já fiz vários iogurtes de diversos sabores com sucesso, mas gostava de experimentar com sabor a laranja.Será q ficarão bons?gostava q me desse a sua opinião,como experiente nestas andanças.
Obr
Bjs

Manuela © disse...

Nini:
De laranja nunca fiz, vou fazer algumas experiências e logo que tenha uma versão bem sucedida colocarei no blog :)

Anónimo disse...

Olá,

obrigada por tão pronta resposta.

Estão na iogurteira mais algumas experiências (com chocolate, cereais de chocolate e outro com cereais de mel) vou aguardar pela surpresa!!!
até os meus filhos ficam empolgados para ver os resultados. Depois digo como ficaram.
Bjs

Anónimo disse...

Olá,

desde q comprei a iogurteira faço iogurtes diáriamente, pois somos muitos.Mas o q acontece é q por vezes saem muito bem e outras com muito soro,e são feitos da mesma maneira.Não entendo.Será q os devia arrefecer na totalidade antes de colocar no frio?
Se me puder dar uma dica, agradeço.
Bjs

Manuela © disse...

Nini:
Às vezes isso acontece-me.
Normalmente é quando me esqueço dos iogurtes demasiado tempo na iogurteira, ou seja, o tempo de incubação foi demasiado longo.
Outra hipótese é quando se usa o leite morno e ele foi aquecido em excesso.

Não me esqueci dos iogurtes de laranja, já fiz umas experiências, até ficaram saborosos mas ainda não gostei da consistência...

Anónimo disse...

Manuela, obrigada por ser tão disponível.

O que tenho constatado, é q usando leite gordo, nunca acontece ficarem com soro.
Agradeço n se ter esquecido dos iogurtes de laranja,tb fiz algumas experiências mas ainda n gostei de nenhuma.
Bjs

Manuela © disse...

nini:
O leite em pó também torna o iogurte mais espesso, se preferir pode colocar mais do que menciono nesta receita.

Maria Vitamina disse...

Manuela tens tantas sugestões que nem sei por onde começar...acho que a minha iogurteira nova vai-se fartar de trabalhar! bjs

Unknown disse...

Olá Manuela!

Os meus iogurtes não estão a ficar muito consistentes! Ficam cremosos, mas com uma consistência parecida com a parte mais dura da clara do ovo, não é aquele cremoso, cremoso... Podes ajudar?

Eu uso 1 litro de leite magro, 1 iogurte, 4 colheres de sopa de leite em pó. Ponho no forno pré-aquecido a 60º; volto a ligar daí a 2 horas!

Obrigada!

Unknown disse...

Uma outra questão....

O xarope que usa da Hershby's é a mesma coisa que o topping? Não encontro essa e o topping de morango tem tantas substências "E" que nem vale a pena! Fazer iogurtes caseiros e juntar tanto químico cancerígeno não vale a pena.......

Obrigada!

Manuela © disse...

Ana Teresa:

Ao fazer os iogurtes com leite magro nunca obterá uma consistência verdadeiramente cremosa. Sugiro que experimente com leite meio gordo.

Quanto à temperatura do forno acho que está alta, embora nunca tenha feito no forno. Sugiro que visite este blog a indicação da temperatura que lá consta é de 50ºC.

Quanto às caldas que me refiro, são toppings da Hershey's, mas são meramente sugestões, cada um é livre de adicionar aquilo que mais gostar.

Espero ter ajudado :)

Unknown disse...

Olá novamente!!!!

De facto, se fosse leite meio gordo ficariam melhor, mas quero evitar a gordura (e o açúcar) o mais possível!
Consegui que ficassem um pouco mais firmes juntando mais leite em pó!

Encontrei uma forma económica de fazer os iogurtes que não sei se achará disparatada: ponho-os num tupperware em cima do aquecedor, no mínimo, toda a noite! Aqueles estendais dos radiadores dão óptimos suportes! Aqueço a casa e mantenho a temperatura boa para a fermentação!

Bom ano e bons iogurtes!!!!!

Cristina disse...

Olá Manuel

Ando viciada em fazer iogurtes em casa e adorei as tuas ideias para variarmos os sabores! Nem têm comparação, no primeiro que fiz e provei deu logo para ver, o verdadeiro sabor a iogurte! Já experimentei juntar-lhe muesli com morangos. Deliciosos!!!

Carol* disse...

Bem... que descoberta mais deliciosa!!! Este cantinho vai trazer muita inspiração às minhas aventuras pela cozinha! :)

Tenho de experimentar esta receita dos iogurtes! Tem um aspeto fantástico!!! :)

Beijinhos
http://paletadefantasias.blogspot.pt/