sábado, 23 de agosto de 2008

Bolo Pudim de Chocolate


Para a forma:
  • Açúcar para caramelizar ou caramelo de compra
Bolo:

  • 3 ovos
  • 1 chávena de chá de açúcar
  • 150g manteiga
  • 1 chávena e meia de farinha
  • 1 colher de sopa rasa de fermento
  • meia chávena de chocolate em pó
  • meia chávena de leite

Pudim:

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos
  • 2 latas de leite normal (utiliza-se como medida a lata do leite condensado)
Coloque açúcar numa forma e leve-a à chama do fogão. Vá mexendo com uma colher de pau até obter um caramelo escuro e com a ajuda da colher de pau barre o interior da forma. Em alternativa barre a forma com caramelo de compra. Reserve.

Entretanto prepare o bolo batendo o açúcar e os 3 ovos inteiros. Adicione a manteiga derretida. Junte a farinha, o chocolate, o fermento e a meia chávena do leite. Depois de bem batido, deitar na forma caramelizada.

À parte miture o leite condensado com 2 latas de leite e os 4 ovos. Bata muito bem e ponha na forma por cima do bolo. Esta mistura atravessa o bolo e ficam invertidas as posições.

Coloque a forma dentro dum tabuleiro com água a ferver e leve ao forno a cozer em banho-maria cerca de 1 hora. Desenforme depois de frio.

------ ------ ------
Esta receita foi retirada do blog Carpe Diem tendo sofrido algumas adaptações.

Em vez da receita de bolo de chocolate mencionada eu usei 1 caixa Bolo de Chocolate americano e fiz de acordo com as instruções da embalagem. Ficou uma de-lí-ci-a!


Print Friendly and PDF

15 comentários:

Cidalia disse...

Manuela ...Adoro esse bolo pudim faco-o muitas vezes ,olha se houver por ai o (butter golden )experimenta e uma delicia, e da mesma marca desse de chocolate ..beijinho..

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Manuela se achou delicioso com a massa do bolo de chocolate de compra!!!Para a próxima faça mesmo a massa e vai vêr a diferença simplesmente divino.Eu já faço este bolo ainda não tinha o meu filho mais novo...ele já tem 24 anos.Está lindo.Beijinhos

Manuela disse...

cidália: Vou ver se encontro. Adoro estes bolinhos!

cozinhar com os anjos: Não pense que por ser feito com bolo de chocolate de compra que fica pior do que com bolo caseiro, pois engana-se! Esta marca de bolos é óptima, não tem comparação com as marcas portuguesas. Se tiver dúvidas, avise ;-)

risonha disse...

eu tenho uma receita de bolo pudim mas não é com chocolate.
como sou doida por chocolate aposto que vou adorar esta maravilha.
receita anotada.

winnie disse...

Ena deve ter ficado mais que bom!

ameixa seca disse...

Tenho uma receita de bolo pudim para fazer... em breve vou-me aventurar e testar esta receita tão engraçada ;)

Carmencita disse...

Boa dica.Dois em um fantásca.Adorei.Bjss e bom fim de semana

Pão, Bolos e Cia. disse...

Fiz este pudim há dias, mas não me saio muito bem, achei seco, por isso nem pucbliquei. Fiz com chocolate branco, mas quero experimentar outra vez.
Não conheço essa mistura de bolo.

Quanto à MFP:
Bem vinda ao clube da MFP, a sua vida agora é: antes da MFP e depois da MFP, nada voltará a ser igual.
Durante uns tempos vai explorar a MFP e fazer mtas coisas, depois vai colocá-la a um canto esquecida e depois voltará a encontrá-la e aí sim, nunca mais parará.

Já fiz doce de morango e de ananás, tenho as indicações na etiqueta "Doces e Compotas". Resultam bem, mas só se deve usar as quantidades recomendadas, nada de duplicar receitas, senão sairá por fora e é uma grande porcaria (falo por experiência). Tirando isso, acabou de andar sempre a mexer o doce na panela.

Obrigado.

Joanina disse...

Faco este bolo-pudim muitas vezes e atesto que e de facto absolutamente de-li-ci-o-so!!
Bj da Jo

A chef disse...

Agora a sua receita de torta pode ganhar prêmios! Visite o blog Mirepoix e leia o regulamento completo sobre o concurso "Cantinho da Torta". As melhores receitas de tortas doces e salgadas escolhidas por votação vão ganhar apostilas, livros e uma linda torradeira. Participe! Receitas recebidas até 31 de agosto. Apuração e votação : 01 à 03 de setembro.

Margarida disse...

Manuela, tenho uma embalagem de devil's food na prateleira para experimentar. Parece delicioso.. **

Anónimo disse...

O bolo e divinal, mas o nome não e este. chama se Pudim Surpresa.

Manuela © disse...

Anónimo:

Como sabe às vezes à mesma receita damos nomes diferentes. A este chamo bolo pudim, mas que é sempre uma óptima surpresa quando ele aparece lá isso é verdade :)

Ana Isabel disse...

Manuela,
Muito obrigada por esta partilha. Encontrei o seu blog quando decidi pesquisar sobre a minha sobremesa preferida, ou seja esta! Todos os meus aniversários, este bolo tinha de estar na mesa!
Nem imagina o dinheiro que acaba de me poupar! Asério, fiz no outro dia e ficou super saboroso. Olhe que não fica atrás daquele que comprava!Pensando bem, parece complicado e nem por isso!
Parabéns pelo blog! E continue a construir bons momentos nas cozinhas dos seus leitores! :)
Muitos sorrisos gulosos!

Ana Isabel disse...

Manuela,
Muito obrigada por esta partilha. Encontrei o seu blog quando decidi pesquisar sobre a minha sobremesa preferida, ou seja esta! Todos os meus aniversários, este bolo tinha de estar na mesa!
Nem imagina o dinheiro que acaba de me poupar! Asério, fiz no outro dia e ficou super saboroso. Olhe que não fica atrás daquele que comprava!Pensando bem, parece complicado e nem por isso!
Parabéns pelo blog! E continue a construir bons momentos nas cozinhas dos seus leitores! :)
Muitos sorrisos gulosos!