segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bolachas integrais de aveia e limão


Rende 24 bolachas:

  • 200g de manteiga ou margarina
  • 2 colheres (de sopa) de mel
  • 200 g de açúcar amarelo
  • Raspa de 1 limão
  • 200 g de farinha integral
  • 240 g de flocos de aveia integrais


Num tacho, leve a derreter a manteiga, com o mel e o açúcar, em lume brando, mexendo de vez em quando com uma colher de pau até dissolver bem. Retire do lume e acrescente a raspa de limão, a farinha e a aveia e envolva bem.

Com as mãos, molde bolinhas de massa e espalme-as. Disponha-as num tabuleiro, forrado com papel vegetal, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 8-10 minutos.


Notas:

Estas bolachas são um perigo! Não se consegue parar de comê-las :)
As bolachas saiem do forno com aspecto ainda mole, mas é mesmo assim, endurecem depois de frias.

Deixo aqui uma dica para quando as bolachas ficam "queimadinhas" por baixo e boas por cima (acontece-me, de vez em quando):  Depois de frias, raspe a parte queimada com um raspador e as suas bolachas ficarão perfeitas.

Print Friendly and PDF

21 comentários:

Unknown disse...

Hum...que lindas ficaram e devem ser tão boas...

Bjs

Tanocas disse...

Que aspecto delicioso ;) já anotei a receita vou experimentar.
Beijinho
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Oi Manuela! Gostei muito destas bolachas. Ficaram bonitas e os ingredientes são nutritivos. Obrigada pela dica sobre o endurecimento delas. O açucar amarelo seria açucar mascavo? Abraços, Paula

Sabor no Prato disse...

Oi Manuela. Suas bolachas ficaram com um aspecto ótimo. Devem estar deliciosas.

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Manuela © disse...

Executiva de Panela

O açúcar amarelo é areado e resulta do processo de refinação da rama sem que haja eliminação total do melaço, o que lhe dá a cor dourada, um paladar agradável e um maior teor de humidade.

De aspecto é muito semelhante ao açúcar mascavo, a diferença está na refinação, pois o mascavo é geralmente bruto ou semi-refinado.

Rosita Vargas disse...

Te han quedado muy lindas y exquisitas con ingredientes nutritivos y sanos,abrazos y saludos.

Rosita Vargas disse...

Te han quedado muy lindas y exquisitas con ingredientes nutritivos y sanos,abrazos y saludos.

Paula Vieira disse...

Bem bonitas que ficaram, um dia destes vou fazer.

Beijinhos

paula

Unknown disse...

Oi Manuela! Tenho todos os ingredientes, acho que vou fazer estas bolachinhas! Já estou te seguindo! Venha também conhecer meu espaco! Beijosssss

São Ribeiro disse...

GOSTEI DESSA BOLACHAS E HEI-DE EXPERMENTAR.
BJS

Su m disse...

Manuela, estas não me podem escapar de forma alguma!
Aliás, a minha mãe também as vai adorar com toda a certeza.
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de bolachas, parecem mesmo crocantes!

Ana Rita Marreiros disse...

Ficaram bem gulosas..ainda ontem postei umas parecidas!
Bjoka
Rita

vanessa disse...

muito bom aspecto, e devem ser deliciosas:P

Isa Bettencourt disse...

Gostei Manuela ;)
Vou levar a receita comigo :P

bjins

Ameixinha disse...

Para comer umas quantas sem qualquer tipo de culpa :)

Mise En Place disse...

Deliciaaaa!

Adoreiii!

Ana Claudia disse...

Hum, gostei das suas bolachas, estão bonitas e nutritivas...
Beijos,
Ana Claudia
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br
Se tiver um tempo dá uma passada na minha cozinha, será muito bem vinda!

O Cantinho da Sophia disse...

Parabéns pelo seu blog. Adorei, já me fiz seguidora. Tem receitas fabulosas.
Estas bolachas estão sensacionais
Muitos beijinhos

Blog da Joana (Ser mãe de saltos altos) disse...

Parecem deliciosas!

Lúcia & Fábio disse...

Ola Manuela. Adorei o seu blog! SOu uma pasteleira amadora mas adoro o que faço! vou experimentar as suas receitas e mais tarde digo o resultado! PAsse no meu blog de vendas e diga me tambem o q acha =) vopshop.blogspot.com Não tenho ainda é um blog de receitas pois por enquanto ainda estou a aprender o basico! cumprimentos