segunda-feira, 13 de maio de 2019

Salada no frasco


Depois de uma pausa de seis anos de blog, sai uma receita prática e saudável. :)


A ideia não é original, veio dos Estados Unidos e propagou-se por todo o mundo. As saladas no frasco nunca desiludem, são saudáveis, saciantes, muito rápidas de fazer e, ainda, têm a vantagem de podermos levá-las para qualquer lado (trabalho, praia, etc.) ou comer mesmo em casa. Eu fiz no domingo, para ter os almoços preparados para o resto da semana. 

10 saladas (5 para mim, 5 para a minha mãe)

Como funciona?
Basicamente, qualquer salada pode adaptar-se ao frasco (que deve ser de vidro), mas, para que se mantenha sempre fresca e saborosa, há umas regras que temos de seguir:


Na base fica o molho/tempero da sua preferência (azeite, vinagre, sal, sumo de limão), que não deve ultrapassar 1 dedo de altura para a salada não ficar encharcada, a meio ficam todos os ingredientes da sua preferência, colocando os mais duros em baixo (grão, feijão, lentilhas, cebola, tomate cereja, etc.) e mais moles em cima (
quinoa, couscous, tomate cortado, cogumelos, pepino, milho doce, brócolos cozidos, cenouras baby cozidas, ovo cozido, couve roxa, beterraba assada, azeitonas descaroçadas) e no topo ficam os verdes (folhas de alface, rúcula, espinafres, manjericão, salsa picada, etc.), que deve ser a camada maior. É muito importante não deixar o molho entrar em contacto com as folhas para elas não ficarem murchas. Com as folhas verdes, ainda pode adicionar fruta, queijo ralado, nozes, sultanas, sementes de abóbora, etc. Na última camada, pode adicionar as proteínas (Atum natural, frango cozido ou grelhado, perú, delícias do mar, etc.)  Pessoalmente, como vou comer em casa, prefiro juntar esta camada apenas na hora da refeição)



É necessário tentar aconchegar os ingredientes o mais possível (quanto menos ar o frasco tiver, mais tempo a sua salada vai durar sem murchar). O frasco deve ser muito bem fechado com uma tampa de enroscar e guardado no frigorífico. No dia seguinte, pode levá-la para onde quiser e, depois, é só desenformar num prato e deliciar-se.

As seguintes imagens ajudam a elucidar como funcionam as camadas. Agora, é pôr a imaginação a funcionar e colocar em prática.

Bom apetite!








Print Friendly and PDF

Sem comentários: