quinta-feira, 8 de maio de 2008

Língua de Porco Assada


  • 4 línguas de porco
  • 1 raminho de hortelã
  • sal grosso q.b.
  • azeite q.b.
  • 1 copo de vinho branco
  • 4 dentes de alho
  • pimenta branca em pó q.b.
  • margarina líquida q.b.
  • Ervas de Provence*
  • 1 limão
Coza as 4 línguas em água com o ramo de hortelã durante 20 minutos. Depois de cozidas deixe arrefecer e raspe-as até sair toda a película branca. Coloque-as num recipiente de ir ao forno pequeno, de forma que as línguas fiquem ajustadas. Entre cada língua coloque uma rodela de limão com casca. Tempere-as pondo em cada uma um pouco de sal grosso e a pimenta. Regue-as abundantemente com azeite. Distribua os dentes de alho picados pelo recipiente e polvilhe com ervas de provence. Coloque meio copo de vinho branco em redor das línguas. Por último regue novamente as línguas com margarina líquida e leve ao forno a assar durante 30 minutos, passado este tempo retire o recipiente do forno, com uma colher vá retirando o molho, que se formou entretanto, e regue mais uma vez as línguas com esse molho e leve ao forno durante mais 10 minutos. Sirva quente e acompanhe com arroz.


* Ervas Provence - Mistura de ervas aromáticas originárias de Provence, no Sul de França. Geralmente segurelha, tomilho, alecrim, louro, manjericão, orégãos.

------ ------ ------

Comprei estas línguas e fiquei a olhar para elas sem saber muito bem o que lhes fazer. Já tinha visto receitas, quase todas com língua estufada, mas apetecia-me fazer outra coisa. Então, num momento de inspiração, inventei esta receita. Espero que gostem. Cá em casa gostamos muito :-)

Print Friendly and PDF

8 comentários:

Anónimo disse...

Oh amiga, mais uma vez eu dou-te o valor!! Outra coisa que eu nao era capaz de cozinhar... linguas! Mus tu "melher", es completa! Tu vais a todas!! ;)) Bj da Jo

Cindy disse...

parece ser muito bom..lembro-me que quando era crianca e vivia nos acores o meu avo matava os seus porcos e da lingua axo que faziam bifes sei que era muito bom...Aqui nunca comi...bjs.

Manuela © disse...

joanina: Sabes que eu não sou muito esquisita. Se é comestível eu experimento :) E gostei muito.

cidalia: Nas matanças não se desperdiça nada! :) Foi a primeira vez que eu comi e gostei muito.

Vina disse...

Eu gosto muito de língua (porco ou vaca), mas geralmente preparo-a estufada. Agora ando para experimentar uma feijoada de língua de vaca que vem numa Teleculinária que comprei recentemente... As tuas, assadas, devem ter ficado magníficas! Pelo menos de aspecto estão uma maravilha! Hei-de experimentar também! Beijinhos e um bom fim de semana!

Márcia Carvalho disse...

blhac!! (desculpa, mas foi mesmo esta a reacção)

Agdah disse...

Me deu água na boca...

anna disse...

Nunca comprei línguas... tenho muito medo de não saber limpã-las direitinho.
Ao ler a tua receota e ver a foto até fiquei com vontade de experimentar...
Beijinhos.

Anónimo disse...

Eu tinha um nojo danado só de falar em lingua de porco, mas com sua receita perdi o nojo e fiz, gostei muito e todos aqui em casa comeram e se deliciaram, até pediram para eu fazer mais, agora vou comprar 12 liguas e fazer bastante mesmo, para ver se vai sobrar. Beijos e fiquei muito agradecida mesmo.