domingo, 14 de dezembro de 2008

Molha de carne à moda do Pico

  • 3 cebolas
  • 1 kg de carne de vaca (de preferência com algum osso)
  • 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
  • 2 colheres (sopa) de banha
  • 1 ramo de salsa
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de massa de malagueta
  • 7,5 dl de vinho de cheiro
  • sal q.b.
  • 4 dentes de alho
  • água a ferver q.b.
No fundo de um tacho (ou panela de pressão) colocar as cebolas às rodelas, a carne e os restantes ingredientes. Vai a cozer em lume brando até a carne ficar bem cozida e o molho apuradinho. Juntar então as batatas e deixá-las cozer nesse molho com a carne, para ganharem sabor e cor alaranjada. Como o molho evapora bastante quando adicionar as batatas, se necessário, adicione alguma água a ferver e rectifique o sal.

----- ----- -----

Mais uma receita típica dos Açores, desta vez da Ilha do Pico. Receita adaptada do Livro As Receitas da Isaura, de Isaura Rodrigues - Faial.

Print Friendly and PDF

20 comentários:

Kláudinha disse...

que maravilha!!!! parabens

Margarida disse...

Já ouvi falar bastante na molha de carne mas nunca comi. Pelo aspecto estou convencida que é excelente!
beijinho

Delícias e Talentos disse...

Que visão a esta hora! O aspecto saboroso desta carne assemelha-se a um prato típico da minha terra (Coimbra) a "Chanfana", consiste em carne de cabra que vai ao forno de lenha, em caçarolas de barro, e come-se durante vários dias. Fiquei nostálgica! :)

Cristina Momentos Preciosos disse...

Manuela,essa carne deve ser divinal
o aspecto dela é 5 estrelas.
bjs e boa semana

Isabelocas disse...

Este prato tem mesmo bom aspecto.
Que delícia!
beijinhos

Ziza disse...

Minha mãe fazia igualzinho... sou capaz de loucuras por algumas batatas cozidas em molho de tomate.
:)

Beijos e boa semana!

Elvira disse...

Mais uma delícia do "nosso" arquipélago... Dentro de quatro dias, já estarei por aí a deliciar-me com a culinária açoriana "in situ".

Beijocas.

PS: a minha bicharada foi toda vacinada e documentada esta manhã. Como nós, os nossos amiguinhos peludos estão prontos para a grande viagem. ;-)

ameixa seca disse...

Eu desconhecia completamente. Tem óptimo aspecto :)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Esta receita é realmente uma delícia, aqui em casa adoramos.
O seu prato ficou lindíssimo.
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Natália Eleutério disse...

Parece ser uma carne bem suculenta, adorei a receita, boa semana, bjs.

Isabel Seabra disse...

Sai um presente frequinho para si no meu blog...é só espreitar

Leonor de Sousa Bastos disse...

Desconhecia este prato...
Deve ser óptimo!
Um dia vou ter que experimentar!
Obrigada por mais uma delícia!:)

Filipa disse...

Gosto muito de conhecer estas receitas típicas. Eu nunca comi nem tinha ouvido falar deste prato mas a julgar pelo aspecto deve ser delicioso.

beijinhos

edinha disse...

Que aspecto delicioso !
Beijinho

Karla disse...

Olá Manuelinha :)
Essa carne está linda, parece a que a minha avó faz para o almoço de natal de dia 25 :D

beijinhos

Helena disse...

Manuela
Essa carne deve ficar bem macia,faço um assado com esses ingredientes,nunca tinha pensado na panela.Vou experimentar.
Bj

anna disse...

Esta carne deve ficar bem suculenta, do tipo que derrete na boca!
Beijinhos.

Anónimo disse...

Olá Manuela,
Esta receita fez-me crescer água na boca e ainda falta tanto tempo para o jantar. Costumo fazer uma coisa idêntica mas da próxima vez faço a tua receita para variar.
Beijocas
Moira

♥ mesa para 4 disse...

Gosto disto....gosto disto...ficou mesmo apetitoso...

Marca de Água disse...

Manueal, fiquei encantada com o Blog e com vontade de experimentar todas as receitas! Há muito tempo que nao como esta receita, a minha avó é perita! Também sou dos Açores!! hihi