quinta-feira, 12 de junho de 2008

Iogurte - Delícia Saudável

Como já devem ter reparado eu sou viciada em iogurtes caseiros. E se antes eu já gostava ultimamente, que tenho lido mais sobre o assunto, ainda gosto mais deles. Os benefícios de se comer um iogurte são tantos que hoje decidi partilhar toda esta informação convosco :-)



Não se sabe a origem exacta do iogurte, no entanto o relato de alguns acontecimentos pelo mundo ao longo dos tempos dão pistas de que ele pode ter surgido na Antiguidade. Há no entanto diversas teorias. Uma teoria data do período neolítico, entre 5.000 a 3.500 a.C., nessa altura os pastores armazenavam o leite em recipientes de barro e ao deixá-lo exposto às altas temperaturas do deserto, fermentava e virava um tipo de iogurte. Outra teoria sobre a sua origem vem da Turquia, onde o leite era guardado em sacos feitos de pele de cabra e ao serem transportados por camelos, os sacos em contacto com o calor do corpo do animal favoreciam a produção de bactérias ácidas e transformavam o leite em iogurte. No entanto, o iogurte só começou a ser difundido pelo mundo depois que alguns estudos demonstraram que o seu consumo trazia benefícios à saúde, chegando mesmo a ser considerado um medicamento e a ser vendido apenas em farmácias.

O que é então um iogurte? O Iogurte é leite fermentado por duas bactérias específicas Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus sob determinadas condições de tempo e de temperatura.

Os iogurtes são considerados alimentos vivos porque contêm microrganismos vivos no produto final. Essas bactérias exercem um importante efeito benéfico dentro do nosso organismo, o equilíbrio da flora intestinal. Mas, para além disso, aumenta a imunidade e é até bem aceite por crianças com intolerância à lactose.

Na sua composição, entram elementos nutricionais importantíssimos, como proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais, de qualidade equivalente às da carne, peixe e ovos. Também contém vitaminas (A e as do complexo B) e é principalmente uma fonte importante de minerais, em especial o cálcio e o fósforo. O cálcio presente no iogurte é facilmente absorvido pelo organismo e é por isso um alimento de eleição em todas as fases da vida, no desenvolvimento da estrutura óssea e na prevenção da osteoporose.

E quais as vantagens de fazer iogurtes em casa? Pois essas também são muitas. Além de ficar muito mais barato, pode fazê-los com o sabor que lhe apetecer (natural, com frutas, com polpa de frutas, geleias, compotas, bolachas, cereais, chocolates, frutos secos, etc.) e ter a certeza da qualidade dos ingredientes que o compõem. Além disso, estará também a contribuir para um ambiente saudável. Já imaginou a quantidade de embalagens de plástico usadas em iogurtes que se convertem em lixo???
Enfim, só vantagens e ainda por cima é saboroso!

E, por isto tudo, vou mesmo ter de continuar a colocar receitas de iogurtes neste blog :-)

Print Friendly and PDF

12 comentários:

Anónimo disse...

Oh amiga, pode ser que assim em convencas a comer mais iogurtes!! Era uma coisa que eu tambem gostava imemso, mas com esta coisa de andar sempre em dieta e a tentar comer saudavel, agora deu-me uma saturacao que nao posso sequer pensar em iogurtes!!!:(( As vezes da-me isto, mas felizmente depois passa... Bj da Jo

Catarina Santos disse...

Estás viciada nos iogurtes caseiros e o que é certo é que me estás a deixar a mim viciada também! Ainda por cima colocas aqui fotografias de deixar de água na boca :)

Já andei a pesquisar e há na Worten um iogurteira a 25 Euros! Não deve tardar muito a comprá-la, e depois venho cá buscar muitas idéias :)

Beijinhos e bom fim de semana grande!!

Anónimo disse...

Fiquei a saber um bocadinho mais sobre iogurtes, e já os recomecei a fazer em casa. Tendo em conta que não dão quase trabalho nenhum a fazer e ainda por cima poupamos a natureza, acrescendo a todos os outros benefícios, são só coisas boas. Bjs

oquefazerprojantar??? disse...

gostei de ver aqui a sugestão do iogurte.
Também costumo fazer mas normalmente utilizo leite magro e não coloco açúcar. Deixo aqui a sugestão também.
E continue com as receitas tão boas! voltarei aqui para ter mais ideias!

O meu mundo disse...

Parabéns... encontrei o blog por acaso achei graça pelo facto de tambem ser ai da ilha apesar de estar em Lisboa, mas queria deixar os parabens pelo blog esta muito giro e as receitas parecem maravilhosas...

Manuela © disse...

Jo: Amiga, quando te passar esta fase tens cá as receitinhas.

mamã catarina: Aqui infelizmente o fim de semana não é grande :( As iogurteiras rondam os 20 e poucos euros. Apesar de haver outras formas de os fazer torna-se muito mais prático.

moira: Só temos a ganhar :)

oquefazerparaojantar: Já fiz iogurtes sem açúcar, mas nunca com leite magro, pois quanto mais gordo o leite maior a consistência do iogurte. Mas de qualquer modo hei-de experimentar, pois ando a testar várias versões :)

o meu mundo: Obrigada pela visita e comentário. Volte sempre :)

carmencita disse...

Ótimo coloque mesmo receitas que vão iogurte, porque muito me interessa.Sabes que faço iogurte em casa porque acho que fica menos ácido,e ainda coloco leite em pó que dá uma cremosidade maravilhosa.
Bjss.

Mónica Pinto disse...

É sempre bom ter este tipo de informação, por mim iogurte é sempre bem vindo.
Beijinhos

anna disse...

Tal como tu, sou fã de iogurtes, só que não tenho paciência muita para os fazer em casa. Acreditas que nem sei bem onde tenho a iogurteira?
Já experimentaste kefir?
Vou ficar à espera das receitas com iogiurte...
Beijocas.

Claudia Lima disse...

Obrigada pelas informações Manuela.
Faz bem em preparar em casa os teus iogurtes. É outra coisa mesmo.
No verão gosto muito de comer iogurte com frutas frescas. É saudável, nutritivo e não engorda tanto quanto outras gulodices ricas em açúcar refinado.
É sempre uma sábia escolha!
Bjs :)

PimientayChocolate disse...

Hola manuela! gracias por tu visita, es un placer entrar en tu blog por las recetas y la historia, asi como esta del yoghurt, muy interesante, cosas que siempre deberiamos saber, un saludo, daniela

Maria Vitamina disse...

Olá, andava à procura de receitas de iogurtes caseiros e descobri o teu blog...tens tantas sugstões diferentes que até parece que cheguei ao paraíso dos iogurtes! Adorei! Bjs