segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Os fermentos

Existem diversos tipos de fermento:

Uns são adequados à confecção de bolos - fermento químico.
Outros são indispensáveis ao fabrico de pão - fermento biológico.


Fermento Químico

O fermento químico é composto pela mistura de bicarbonato de sódio e um ácido (fosfato de cálcio, sulfato de alumínio ou creme tártaro), que actua durante a cozedura da massa, libertando um gás que forma bolhas e torna as massas fofas! As massas confeccionadas com este tipo de fermento não necessitam de levedar e devem ir imediatamente ao forno.


Fermento Biológico


O fermento biológico, ou fermento de padeiro, fresco ou seco, é constituído por um tipo de levedura (um microrganismo vivo) que requer um período mais alargado de actuação. Por este motivo, as massas feitas com este tipo de fermento devem levedar algum tempo, após terem sido sovadas ou amassadas e antes de irem ao forno.

Fonte: Lusitana

------ ------- -------

Com o fermento de padeiro fresco obterá melhores resultados, esté é o que se utiliza nas padarias. Pode encontrá-lo à venda mesmo nas padarias e é muito mais barato do que o fermento seco (1 pacote de 500 gramas custou-me 1 euro). Este fermento não se usa directamente na massa de pão, tem de ser diluído em água ou leite. Tem de ser conservado no frio e tem um prazo de validade muito curto. Poderá ser congelado, durando assim mais tempo.


Para facilitar a utilização do fermento moldei as 500 gramas em 25 bolinhas de tamanho aproximadamente igual. Embrulhei-as em película aderente, coloquei-as num saco e congelei-as. Depois é só descongelar e está pronto a usar e assim tenho doses individuais de cerca de 20 gramas, é a dose ideal para usar na minhas receitas na máquina de fazer pão.


Print Friendly and PDF

14 comentários:

Isabel Pisoeiro disse...

Que boa explicação de fermentos!!
Eu tenho no congelador fermento de padeiro e também uso por vezes o Fermipan. Ambos dão excelente resultados! :)

ameixa seca disse...

Pronto... a panificação tomou conta de ti ;) Bem vinda ao clube! Estás oficialmente possuída pelo espiríto da padeira eh eh
Eu, sem dúvida alguma que, prefiro o fermento de padeiro. Neste momento tenho uma cambada de microorganismos vivos no frigorífico ;)

Claudia Lima disse...

Eu adoro o cheiro do fermento biológico!
O de padeiro e o fresco ainda não utilizei, só o biológico em pó e o químico para bolos.
Bjs :)

Filipa disse...

Manuela, que belo post informativo. Estou a ver que andas numa fase de padeira hehe!!
De todos esses fermentos, o que mais gosto de usar é o fresco mas como não dá para usar em tudo, tenho que usar dos outros também.

beijinhos

BETO disse...

Manuela, muito didático seu pôster, adorei. Só não sabia que o fermento biológico podia ser congelado. Vivendo e aprendendo. ABraços.

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Pasei para uma visitinha.Gostei muito das sua dicas e receitas.bjtos.Nile.

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Eu jurava que se congelasse este fermento ele não prestaria!!!!!! Adorei a dica!!!!!
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Romy Almeida disse...

ahaha... tb faço isso com o fermento que compro... dá um jeitão e temos a vantagem de ter sempre fermento fresco em casa ;-)

Bjokas**

Anónimo disse...

Como adoro fazer pão na Máquina desde que a comprei à 4 anos, fiquei maravilhada com ideia de fermento fresco biológico, a dica de congelar deram-ma na padaria onde compro do normal, mas onde se encontra o fermento de padeiro fresco biológico???

Um beijo e parabéns pelo excelente blog, fiquei a conhecê-lo hoje por uma amiga e não o vou largar mais!!!

Beijinhos Manuela com aroma de tangerina doce de Gaia-Porto

Manuela © disse...

coração de tangerina:
Aqui eu encontro o fermento de padeiro fresco à venda nas padarias. Experimente perguntar nas padarias por onde for passando, pode ser que encontre :)

Janinha disse...

Manuela, tb me rendi e comprei uma máquina de fazer pão :) Mas os pães são enormes e para mim e pro meu marido é demais. Como tem mais experiência talvez me possa ajudar... Podemos fazer apenas metade das receitas, n é? Obrigada

Filipa disse...

Olá, Manuela!
Adorei a sua dica, e já comprei e fiz o mesmo separei em 25gr. Apenas o preço é q foi bem diferente 500gr 3 eur :(
Mas escrevo p tirar uma duvida, este fermento pode ser utilizado quando se deixa a máquina programada durante a noite? Gostava que me ajuda-se!
Desde já muito obrigada!
Bjs

Manuela © disse...

Filipa,

O fermento biológico fresco não deve ser utilizado quando se programa a máquina de fazer pão com antecedência, porque a partir do momento em que o fermento é diluído no líquido morno começa a sua actuação, como a máquina só dali a algumas horas vai iniciar o seu processo o fermento vai perdendo as suas propriedades. Por isso quando fôr assim é conveniente que utilize o fermento biológico seco.

Espero ter conseguido esclarecer a sua dúvida :)

Anónimo disse...

Boa noite:

Eu utilizo o fermento fresco de padeiro e programo a máquina para ter pão quentinho pela manhã... O pão fica sempre óptimo.

Bjs