segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Iogurte de Araçá


  • Araçás
  • Açúcar
  • Leite
Lave bem os araçás, retire-lhes as pontas e corte-os às fatias finas na horizontal, com a casca) Num recipiente vá colocando camada de araçás e polvilhando com açúcar, assim sucessivamente. Por fim cubra com leite (gordo ou meio gordo) e leve ao frigorífico (pelo menos 24 horas) e sirva fresquinho. A ligeira acidez dos araçás é que transforma o leite em iogurte. Fica com consistência de iogurte líquido.


Araçás são frutos pequenos que nascem dos araçaleiros (esta árvore também pode designar-se por araçareiro, araçazeiro e araçoeiro). É uma planta nativa da América do Sul. Os seus frutos são muito apreciados nos Açores, estes podem ser amarelos ou vermelhos (Nome científico: Psidium cattleianum ou littorale).

Eu pessoalmente prefiro os amarelos e bem madurinhos.
Normalmente como-os ao natural ou assim em iogurte. É super simples (nem precisa iogurteira) e fica muito bom.

Se alguém souber outras receitas é favor manifestar-se :-)

Print Friendly and PDF

23 comentários:

Karla disse...

Olá =)
Que giro não conhecia esse fruto. Ele cresce cá em Portugal? Acho que nem nunca o vi à venda.
Muito giro, gosto sempre de conhecer coisas novas
beijinho

Moira disse...

Olá Manuela,
Não conheço esse fruto, nem nunca tinha ouvido falar.

Canela disse...

Fiquei curiosa,não conheço este fruto!Vou investigar...
Bj

Pão, Bolos e Cia. disse...

Eu manifesto-me pelo total desconhecimento dessa fruta. Não fazia a mínima ideia do que eram, como é mesmo, açarás, não araçás, lol
Mas parecem-me inofensivos, acho que não mordem.

ameixa seca disse...

Eu achei que tinhas ido ao Brasil buscar este fruto... desconhecia por completo!!! Ainda estou meia parva com o post :)

Nani disse...

Que saudades do araçá mas lá em S.Miguel chamavámos de goiaba, também gosto deles bem madurinhos, uma delícia, bjs

Kláudinha disse...

que giro... nao conheço esse fruto.... nao se deve vender por aqui :(

Manuela © disse...

Esclarecimento:

Pelo que sei este fruto é originário da América do Sul, embora por lá existem outras espécies. Acho que é suposto só dar fruto 1 vez por ano, mas por cá já deve ter sofrido alterações (talvez por causa do clima) e dá fruto 2 vezes no ano.

Parece que não é muito conhecido em Portugal Continental, embora na minha pesquisa tenha encontrado alguns sites que falam de araçaleiros lá com sementes originárias dos Açores :)

É da família das goiabas, mas com sabor muito distinto. Não sei comparar o sabor com nada. Araçás sabem a araçás :)

Isabel Pisoeiro disse...

Não conhecia este fruto... parece muito interessante... Bjs.

mesa para 4 disse...

Araçá nunca comi foie gras já comi mas araçá não hehe...mas gostei desse iogurte que se faz sózinho...e eles lá sabem que em Portugal têm que dar fruto 2 vezes por ano...beijinhos

monica disse...

É uma boa forma de fazer iogurte e bem saudável também!
Beijinhos

Joanina disse...

E isso mesmo!! Araçás sabem a araçás... E eu adoro!
Ja comi assim com leite, mas gosto mais de come-los ao natural, directamente da arvore!
Nao deve ser um fruto muito vulgar pois aqui por estes lados nunca vi, e nos aqui recebemos muita coisa da America do Sul! No entanto sei que tambem existem na ilha da Madeira, pois a minha irma que la vive, tem uma arvore no seu quintal.
Bj da Jo :)

Vivian disse...

Aqui em casa tinha um pé de araçá, mas acho que no Brasil tem outro nome, nunca descobri qual rs. Tive que cortar o pé devido às reformas snif, mas ele é delicioso, dá numa pequena árvore e é meio parecido com a goiaba, mas é pequeno.
bj

Ziza disse...

Eles são relativamente comuns por aqui, mas pouco valorizados. É difícil encontrá-los em mercados, mas relativamente fácil em alguns pomares (para quem tem a sorte).

Acho que descobri o problema na receita. Ontem, cheguei em casa tardíssimo e não consegui testar...
Bjs

Fabrícia disse...

Não conhecia araçá.... interessante. Sobre o azeite de dendê é um azeite muito usado na culinária brasileira e angolana. É extraído de uma fruta de uma palmeira, o dendezeiro. Muito saboroso e usamos para preparar a famosa moqueca.
Beijos para ti...lindo cantinho, parabéns.

Carmencita disse...

Menina, que interessante, essa maneira que você fez, pena que nunca ví essa fruta aquí no Brasil, vou ver se no Mercado Municipal na parte de importados se eu encontro, pois gostaria muito de provar, parece deliciosa.Bjss

Filipa disse...

Desconhecia por completo esse fruto mas olha que agora fiquei bastante curiosa em relação a ele... vou ver se aqui consigo encontrar. Achei-os muito giros!

O iougurte parece delicioso!

beijinhos

Eliana Scaramal disse...

Eu achei o máximo conhecer essa fruta, por isso não me canso de dizer como é bom essa comunidade dos chamados foodblogs, estou sempre aprendendo. Fiquei realmente muito feliz!

www.saboresdalica.blogspot.com

Laranja com Canela disse...

Gostei de conhecer esse fruto. Por cá nunca ouvi falar.

lili disse...

conheço esse fruto a minha cunhada e da madeira e trouxe para portugal 1 arvore desse fruto ela traz-me desses frutos sempre que a arvore da e as vezes ate se estragam as agora ja sei o que fazer com eles :) ah e tambem nao sabia o nome
adorei as delicias que tens por ca bjs
http://docetentacaodalili.blogspot.com/

Mamão com açucar disse...

Este post me remeteu a minha infância!!!! Viagei no tempo. Adoro esta frutinha e quando era criança passava horas dependurada nas arvores para colhê-las e depois deliciar-me com elas!!!!! Agora é tão difícil achar, não se acha mais por aqui. Por que será???
Parabéns pela receita deve ter ficado uma delícia.
bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Anónimo disse...

finalmente conheci o verdadeiro nome das duas arvores que tenho no qintal provenientes do faial.
decorria o ano de 1987 quando numa passagem pela cidade da horta resolvi trazer duas pequenas plantas que alguns anos mais tarde se vieram a revelar arvores de frutos,uma produz frutos vermelhos outra amarelos muito saborosos.

Anónimo disse...

Olá aqui na Ilha Terceira Açores, no meu pomar tenho vários, fruto muito bom, mas chama-se araçá, goiaba tb temos mas é diferente, há muito aqui na ilha.