quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pão caseiro de mistura

  • 1 copo e meio de água
  • 2 colheres e meia (sopa) de azeite
  • 2 colheres e meia (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 copos de farinha de trigo tipo 65
  • 1 copo de farinha de trigo integral
  • 1 copo de farinha de centeio
  • 3 colheres (sopa) de gérmen de trigo
  • 1 pacotinho de fermento (5,5 gramas) Fermipan Super ou
    20 gramas de fermento de padeiro fresco (neste caso diluir com a água morna)
  • farinha de milho q.b.
MEDIDAS: Usar o copo medidor e colher medidora que vem com a máquina
(1 copo= 1 cup = aproximadamente 235ml).


Colocar todos os ingredientes, à temperatura ambiente e por esta ordem, na cuba da máquina e iniciar o programa massa. Depois de levedar, retirar a massa da máquina e colocá-la numa superfície enfarinhada e enxugar a massa também com farinha de milho até conseguir moldar uma bola de massa. Colocar a massa num tabuleiro, enfarinhado com farinha de milho. Cobrir com um pano e deixar a massa levedar mais 20-30 minutos. Levar ao forno a cozer aproximadamente 40 minutos. Servir quentinho com manteiga a derreter...


------ ------ ------

Decidi fazer este pão para acabar com restos de farinhas que tinha em casa e o resultado foi muito bom. Obtive este pão com um aspecto bastante rústico, tipo broa. Para quem não tiver paciência de fazer a parte à mão, pode fazê-lo todo na máquina no programa normal ou integral, conforme preferir mais ou menos tostadinho, mas não obterá este aspecto...

Print Friendly and PDF

21 comentários:

Mamã Catarina disse...

Quem me dera ter invenções na cozinha e que elas saíssem bem, como este teu pão ou as bolachinhas anteriores, ficaram ambos bonitos :)

Deixei-te um desafio lá no meu cantinho, espreita quando puderes :)

Beijinhos e boa semana!!

Magia na Cozinha disse...

Ficou muito bonito. Adoro pães assim.
Será que dá para fazer todo a mão sem usar a máquina? Eu não tenho.
Bjs :)

argas disse...

Ficou lindo, o pãozinho!

moranguita disse...

u rico paozinho sem duvida manuela.
e com manteiga hum:-)
beijinhos

Maggie disse...

Adoro este pão tipo rústico... ficou bem mais bonito cozido no forno tradicional...
Bjs

Mary disse...

Também invento, volta e meia, com o arsenal que para aqui tenho, e até hoje têm saido bons. :)
Este pãozinho tem um interior bem fofo, e lá me vem a menteiga ao pensamento...lol:)

borboleta africana disse...

Que pão tão saudável. Adorei!
bjs

Doces Temperos disse...

Este pão está realmente fantástico, com um aspecto muito rustico, fica muito melhor do que aqueles que fazemos na máquina e cozem lá.

Fifi & L disse...

Mas que delicia..só de ver já dá aqui uma vontadinha de fazer e comer,e com a manteiguinha a derreter!!Mnahm =D
Boas receitas 5* Parabéns!
✿fifi✿

ameixa seca disse...

Gosto da côdea assim crocante :)

Karla disse...

Olá :)
Mais uma delícia, e ainda não vi desse fermipan super...
beijinhos

SusanaG disse...

Ok, mais me convenço que tenho que ter uma máquina dessas! Maravilha!

Sónia Alexandra disse...

ai e eu que adoro pãozinho...beijinhos

Mallory Elise disse...

eu traduzi o que você escreveu. sem dicionario! woooo!!!

adoreio teu pão, tambem! (yeah i know mine's a cake, who cares)

:)

vandaff disse...

Que bom aspecto mesmo. Deve ficar bem delicioso... quentinho e com manteiga pode vir uma fatia bem grande!!!
Bjs

Canela disse...

Manuela
Esse pão ficou com uma miga excelente!
A minha preferencia vai sempre para pães de mistura,com centeio.
BJ

Anónimo disse...

Ficou com um aspecto fabuloso!!!

Janinha disse...

Passei só para desejar um bom fim de semana :)

Moira disse...

Olá querida homónima :)
Eu aqui cheia de fome e aparece-me este pãozinho com tão bom aspecto.
Tenho que voltar a fazer pão, há muito que não faço nenhum.
Bjs e bom fim de semana

Leonor de Sousa Bastos disse...

Manuela,

Mas que pão fantástico!
Ficou com um aspecto que eu adoro e já me estava a ver a comê-lo sem parar!!
Adorei a crostinha, o miolo, a cor, a forma...quase que lhe sinto o sabor!

beijinho!

Nani disse...

Ficou um pão excelente, bjs.