sábado, 5 de julho de 2008

Molotof de Morango


  • 7 claras
  • 1 pitada de sal
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • calda de morango q.b
  • manteiga para untar a forma
Coloque água quente num tabuleiro e leve ao forno.

Entretanto bata as claras em castelo com uma pitada de sal, assim que começarem a ficar em neve vá adicionando o açúcar aos poucos sem nunca parar de bater até ficarem bem firmes, por último junte a calda de morango até obter a côr pretendida e continue a bater até obter uma mistura homogénea.

Coloque aos poucos numa forma com buraco, generosamente untada com manteiga, e vá aconchegando com a colher. Coloque um pano debaixo da forma e bata sobre uma superfície plana para retirar o ar entre as claras.

Deite a forma dentro do tabuleiro e deixe cozer em banho-maria durante 20 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro, sem nunca abrir a porta, durante cerca 30 minutos. Desenforme e regue o pudim com calda de morango.
------ ------ ------

Bem, de facto o que custou foi acertar com o primeiro Molotof, a partir daí acertaram todos e até já consigo inovar :-)

A calda que utilizei foi Hershey's Strawberry Syrup.

Print Friendly and PDF

30 comentários:

Mónica Pinto disse...

Ficou muito bonito o teu molotof, dá para ver que não tens dificuldade com este tipo de doce, do qual tantas pessoas têm queixas. Parabéns.
Beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Manuela adorei o seu molotof!É difrente...logo dá para ver que as meninas dos Açores são muito prendadas tenho ai uma prima que é um ás na cozinha e também se chama Manuela. Um bjo. Natércia...

Unknown disse...

Manuela, ia falar isso, li que vc não acertava e agora esta fazendo maravilhas.
Parabéns!
bjs

carmencita disse...

Parabens pela receita, achei divina, espero que eu consiga fazer igual.Bjss

ameixa seca disse...

Ainda não consegui acertar com o molotof. Vou ter que continuar a tentar. O molotof dá cabo da minha auto-estima na cozinha :( Os teus ficam mesmo bonitos ;)Bom fim de semana

Cristina disse...

Ainda não ganhei coragem para os molotofs. Antes não gostava e agora é daquelas sobremesas que ando sempre a ver se há nos restaurantes.

Tenho uma história engraçada com o molotof: NUNCA comia este doce porque não gostava. Um belo dia num restaurante deu-me um súbito desejo de comer molotof, o que me fez muita confusão na altura. Passado uma semana descobri que estava grávida... :)))
Esse molhinho de morango arranja-se onde??? Tem ar de ser coisa boa.

anna disse...

Os meus molotof's raramente saem bem... este de morango está um espectáculo!
Nem imaginava que se pudessem fazer, assim com sabores...
Beijinhos.

Sílvia disse...

Olá... costumo visitar o seu blog diariamente e adora as receitas que aqui coloca.
Posso perguntar uma coisa: Já não é a primeira receita de molotof que vejo que refere que tem de ser arrefecido ainda dentro do forno, sem abrir a porta. É isso que faz com que eles não diminuam de tamanho?
Os meus acabam quase sempre por ficar em metade do tamanho... será por isso?

Manuela © disse...

Cristina: Esta calda de morango é americana, mas cá é fácil encontrar nos supermercados locais. Mas pode-se usar duma marca qualquer :)

Sílvia: Sim, esse é logo um dos principais motivos para o molotof se encolher todo. Experimente fazer tal e qual diz na minha receita, vai ver que vai funcionar :)

a todas as outras meninas: Obrigada pelos vossos comentários, as que ainda não conseguem fazer o molotof tentem que vale a pena :)

Unknown disse...

Oi Manuela, o meu nome e Sonia e criei ha poucos dias o meu proprio cantinho. O http://cozinhadasalexandra.blogspot.com . Acontece que acho que os molotofs tem algum segredo com o qual eu nao encarrilho. se me pudesses ajudar... desde ja obrigado. Beijocas

Manuela © disse...

sónia: Olá Sónia. Já fui espreitar o teu blog. O Molotof não tem segredo, é preciso apenas seguir as instruções todas cuidadosamente :)

Isabel Salvador disse...

com esta deste-me um tiro já na chachola,maravilha molotoffffff de morango que deliçia mesmo.manela um abeijoca grande bem apertadinha por esta receitinhaaaaaaaaaaa

PimientayChocolate disse...

felicitaciones! estupendo, para mi aun es materia pendiente, un saludo, daniela

Filipa disse...

Manuela, que molotof original. Costumo fazer molotof bastantas vezes para aproveitar as claras que muitas vezes sobram mas faço sempre o básico. Este de morango não me vai escapar, vou fazer sem dúvida!

beijocas

Natália Eleutério disse...

É de facto super original, adorei a dica, bjs

claudia disse...

Belo molotoff! Eu gosto muito de molotoff, aliás..adoro!

janeca disse...

Manuela costumo fazer muitas vezes molotof,para aproveitar as claras...mas a ideia dos morangos achei o máximo..a experimentar em breve.

Bjinho

Teresa Cordero Cordell disse...

Manuela, Hola. Thank you for visiting my site. Glad you liked the tequila muffins. I love your site. Can you tell me, what is morango? The cake looks delicious.

Maggie disse...

Nunca fiz molotof, mas este de morango não me escapa...
Lá tenho que "inutilizar" uns ovos...
Parabéns

Manuela © disse...

teresa cordero cordel: morango means strawberry :)

Anónimo disse...

Ai amiga... Pois eu sou uma tansa que nao atino com o Molotof!! So experimentei uma vez, mas como nao acertou, pu-lo na minha Lista Negra de Culinaria e ate hoje Molotof NUNCA MAIS!! :)))
Ja regressei da minha viagem. Adorei, mas estou super cansada. As viagens de carro, matam-me!!
Bj da Jo

Clumbsy Cookie disse...

Bem, eu já não como um molotof há tanto tempo! tenho que dizer á minha tia para fazer, que ela é que é a especialista! Vou-lhe falar na tua versão, tem optimo aspecto.

Angela Oeiras disse...

Fantásctico... aqui uma receita que nunca tinha visto... adorei!

Unknown disse...

i wished i could understand what you're writing here but the cake looks so tempting!

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

DIVINO, está de dar água na boca.
bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Catarina Santos disse...

Este teu molotof tem óptimo aspecto! Agrada à vista pelo seu aspecto e originalidade, e com certeza também agrada ao paladar :)

Vê lá tu que já me imagino a experimentá-lo com várias caldas diferentes, incluindo de chocolate! Deve ser uma maravilha :)

Posso fazer-te uma perguntinha? Reparei aqui ao lado que és avisada quando há novos posts nos blogs que costumas visitar! Achei a ideia excelente, será que me podes dizer como se faz? Desculpa o abuso:(

Beijinhos!!

Manuela © disse...

Mamã Catarina: Não há segredo nenhum, é uma nova funcionalidade do blogger. Quando adicionas um elemento novo de página aparece-te agora uma nova opção "Lista de Blogs", só tens de meter novamente um a um...

nini disse...

Sou um desastre com este doce, sai com um aspecto péssimo.

Parabéns por este tão lindo.

Claudia Lima disse...

Ficou ótimo! Eu nunca comi esta sobremesa. Parece leve, bem adequada aos dias quentes.
Bjs :)

Agdah disse...

Eu acho super engraçado o nome. É como um pudim de clara, não é?