- 2 beringelas
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- azeite q.b.
- 80 gramas de chouriço
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- 300 gramas de carne moída
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- queijo tipo ilha ralado q.b.
- orégãos q.b.
Corte as beringelas ao meio, no sentido do comprimento, e retire o miolo com cuidado. Reserve ambas as partes.
Para o recheio, refogue a cebola picada e os alhos em azeite. Adicione de seguida o chouriço picadinho, os cogumelos e o miolo da beringela cortado em pedacinhos. Deixe apurar um pouco e junte depois a polpa de tomate e a carne moída. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozer tudo, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Não é preciso colocar água, uma vez que tanto a beringela como a carne destilam, mas se mesmo assim achar o recheio seco adicione-lhe um pouquinho mais de azeite.
Recheie beringelas e polvilhe-as com queijo e orégãos. Leve ao forno num tabuleiro untado com azeite a gratinar. As beringelas devem ficar cozidas.
8 comentários:
Eu adoro... também costumo fazer com atum :) Fica uma delícia beringela gratinada!
É prato que faço aqui em casa e todos gostam. Ficou bonita. Também faço a versão com atum em vez de carne ou soja.
Antes de cortar ao meio, ou mesmo antes de as "desmiolar", costumo dar-lhes uma fervura para depois poder comer a casca mais facilmente.
Manuela, berinjela é um prato que não aprecio muito, mas essa sua receita me deu muita vontade de experimentar. Vou anotar e testar qualquer dia para ver se descubro uma forma de ingerir berinjela que eu goste. Abraços.
Olá Manuela.
esta beringela está com um ar espectacular. Um dia experimento, mas vou retirar ou trocar o chouriço e o queijinho para ficar mais light. :)
Beijocas.
Susana.
Olá!!
Esta receita é muito boa, também costumo fazer assim, mas acrescento outros legumes...a beringela, a courgete, tomate e pimento...ficam uns legumes todos catitas!
Bom apetite!!
Obrigada pela dica :) Vai ser hoje o nosso jantar.
Uma vez experimentei frita, com o polme e tal, e nao gostei muito... Mas olha que assim assada, e recheada, parece-me bem!!
Bj da Jo ;)
Tenho mesmo de exeprimentar esta! Eu e a beringela temos aquela relação conflituosa. Não lhe cheguei ainda a achar graça,mas não desisto...
Enviar um comentário