domingo, 9 de novembro de 2008

Bacalhau à Brás


  • 400g de bacalhau cozido e desfiado
  • azeite q.b.
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 300 gramas de batata palha
  • 6 ovos
  • 250 ml de leite
  • 1 ramo de salsa picada
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • azeitonas pretas

Numa tigela, bata bem os ovos. Adicione o leite e a salsa picada, mexa bem e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Num tacho, refogue as cebolas cortadas às rodelas e os alhos picados em azeite. Junte depois o bacalhau desfiado e deixe cozinhar um pouco para que este ganhe alguma côr e sabor. Adicione as batatas palha e incorpore os ovos mexendo sempre até ficarem cozidos. Desligue o lume e coloque numa travessa. Decore com azeitonas pretas e acompanhe com salada de alface e tomate.

Print Friendly and PDF

26 comentários:

mesa para 4 disse...

Bacalhau à Bráz é comidinha sempre muito apreciada, está com óptimo aspecto!

Canela disse...

Muito bom aspecto!Esse é um prato tipico da minha cidade,gosto muito.
Bj

Karla disse...

Oh Manuela gosto tanto tanto tanto de bacalhau à brás...e tenho de evitar comer....esse está com um ar super apetitoso...

beijinhos

ameixa seca disse...

Gosto tanto!!! É das minhas receitas favoritas com bacalhau :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Adoro bacalhau de todas as maneiras, com uma excepção para o cozido, que nunca consigo comer!
Bacalhau à brás é tão bom!...e este ficou com um ar tão apetitoso!
...que bem que me sabia com uma boa salada de tomate!:)

Xana disse...

Oi Manuela, também pra mim é uma das minhas receitas preferidas de bacalhau. Só não costumo pôr leite.. Vou experimentar :)bjinhus

Nani disse...

Ainda ontem comi, é uma delícia de bacalhau, bjs

anna disse...

Se perguntar ao meu marido o que faço para o jantar a resposta é quase sempre este bacalhau...
Beijinhos.

moranguita disse...

ainda hoje fiz este prato para o jantar, uma delicia.
beijinhos

Andrea disse...

Que saudades que eu tenho de comer este prato! Está com um aspecto!... ;) Bjs!*

Téia disse...

Manu, que beleza, esta receita é um maravilhoso clássico, muito bem realizada e fotografada por você. Adorei. Bj grande querida.

Rute disse...

Olá Manuela,tem um óptimo aspecto... Há muito tempo que não como isso!
Obrigado pelos teus comentários.
Bjinhos

UMA CASA NO NORTE disse...

Esta é das poucas maneira em que consigo que os miúdos comam bacalhau. Ficou com um óptimo aspecto e com os ovos bem passados (que é fundamental para que não haja problemas).
Beijinhos

Mamã Catarina disse...

E quem não gosta de um bom Bacalhau à Brás? Eu cá adoro e, se não me engano, foi das primeiras receitas que aprendi a confeccionar, por ser tão simples :)

Não poderia deixar de comentar as Filhoses aqui de baixo, pois achei-as engraçadíssimas! Além do formato ser super diferente das tradicionais, ainda leva recheio! Fiquei bastante curiosa para experimentar :)

Beijinhos e boa semana!!

Joanina disse...

E o prato de bacalhau favorito da minha mae, e um dos meus favoritos tambem. Ate gosto dele frio e comido numa sandes, no dia seguinte! ;)
Bj da Jo

Luciana B. - Ribeirão Preto disse...

Oi Manuela, que bacalhau gostoso e fácil de fazer! Será a próxima receita de bacalhau aqui em casa. Adorei seu blog!!
Um bj

Filipa disse...

É um prato do qual eu gosto muito. Tenho evitado fazê-lo com tanta frequência por o consumo de bacalhau ter reduzido substancialmente aqui em casa mas de vez em quando para matar saudades do nosso fiel amigo, lá aparece na mesa de vez em quando :)

beijinhos

Periquito disse...

Ora cá está uma excelente ideia! Bacalhau à Braz! Que maravilha! Que delicia!
E parece que todos os comentadores são unânimes no gosto por este prato.
Haja bacalhau que bocas esfomeadas não faltarão! hehehe
Bjs Manela e boa semana

Suzana disse...

Bacalhau à Brás deve ser o prato de bacalhau que mais se faz cá em casa e embora não seja grande fã do fiel amigo, reconheço alguma piada na receita.

Bj

risonha disse...

é apenas e só o prato favorito do meu marido.
que bom aspecto tem o teu bacalhau!

Ziza disse...

Parece bom mesmo! Adorei a batata palha.

edinha disse...

Bacalhau à Brás é um dos meus pratos preferidos :)
Beijinho

Vânia Costa disse...

pessoalmente não sou grande apreciadora! mas ficou com um belo aspecto!

beijinhos*

Mallory Elise disse...

ahk! that was my favorite bacalhau i had in portugal! i stayed 8 nights--each night i had it different, and that was my favorite, second to last night in lisbon...ahhhh.

Eliana Scaramal disse...

Eu tenho bacalhau no freezer e você me deu uma ótima idéia!


www.saboresdalica.blogspot.com

Sara disse...

Adoro bacalhau á brás,têm muito bom aspecto o teu amiga!

bjs.