segunda-feira, 30 de março de 2009

Arroz de Bacalhau

  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • 1 tomate maduro cortado em cubos
    ou 150g de tomate em pedaços (de lata)
  • 2 postas de bacalhau (previamente demolhado)
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (chá) de colorau
  • sal q.b.
  • 1 colher (chá) de massa de malagueta
  • 2 ou 3 batatas
  • 1 chávena de arroz
  • 1,5l de água
  • 1 raminho de salsa
Refogue a cebola picada e os dentes de alho em azeite. Assim que a cebola ficar translúcida, junte o tomate e deixe cozinhar mais uns instantes. Junte o bacalhau cortado em pedaços pequenos e um pouco de água, acrescente o colorau, o louro, a massa de malagueta e o sal (apenas se necessário, ter em conta o sal do bacalhau) e deixe refogar muito lentamente.
Quando o bacalhau estiver cozido, retire-o do tacho e reserve.
Acrescente a restante água e deixe levantar fervura, rectifique os temperos e junte as batatas descascadas e cortadas em pequenos cubos, o arroz e um raminho de salsa (inteira). Deixe cozer lentamente, quando o arroz estava quase cozido, junte novamente o bacalhau e deixe cozer mais um pouco. Sirva de imediato.

Imprimir receita:

------ ------ ------

As quantidades de arroz e água podem ser alteradas de acordo com a quantidade que se pretende fazer e consoante o gosto pessoal de cada um.

A receita original é da mãe da Vina do blog Bons Petiscos.
Print Friendly and PDF

29 comentários:

ameixa seca disse...

Já não como arroz de bacalhau há muito tempo. Mas é muito bom :)

Delícias e Talentos disse...

Com muito molhinho de tomate como eu gosto e bem soltinho!
A imagem está tão real, que parece que tenho o nariz em cima do prato! (quem me dera)!Hahaha:)

Viviane disse...

Olá

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Delícias e Companhia será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

A Vida no Paraíso disse...

Olá Manuela, ADORO arroz de bacalhau!!! À "minha moda" o bacalhau é desfiado e não leva batatas!! Fizeste-me lembrar alguém que gosta de empadão com arroz LOL!!! Ai ai essa calorias...

Unknown disse...

Deve ser muito gostoso. Nunca experimentei bacalhau dessa maneira. Delícia!


Beijo para você

cucchiaiopieno.com.br disse...

Muito rico e parece muito saboroso. Parabéns!

Susana Gomes disse...

Arroz de bacalhau foi durante muitotempo para mim um trauma de infância. Detestava!
Claro que hoje, adoro!

E este tem cá um aspecto... :)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

esse arroz de bacalhau é uma delicia costumo fazer mas esse está muito aptitoso!!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Manuela,
Esse é o meu prato preferido de bacalhau, há um tempão que não faço e agora fiquei com saudades. Vou ter que fazer urgentemente ;)
Bjs
Moira

Unknown disse...

Que rico arrozinho e tão perto do almoço que estamos...jinhos doces

Isabelocas disse...

Gosto muito de arroz de bacalhau e já não faço há tanto tempo.
Tem um aspecto delicioso
Bjos

Paladares da Isa disse...

Este é dos preferidos do meu pai, mas sem batatas e com coentros por cima.
Muito bom!
Bjos

Raspas de Laranja disse...

Desde que a minha mãe morreu nunca mais comi arroz de bacalhau. Ela fazia um que era uma delicia! Tanto malandro, como seco no forno, para acompanhar bacalhau asso no forno. Tu hoje trouxes-te uma ideia genial. Bigada. Bjs

moranguita disse...

mas que belo aspectoq ue tem manueal. uma maravilha.
beijinhos

♥ mesa para 4 disse...

Faço muita vez arroz de bacalhau, que é delicioso, agora com batatas nunca fiz, mas até deve ficar bem bom :-)

Vina disse...

Boa tarde! Ainda bem que gostáste do arrozito! Fiquei contente por vê-lo aqui! Beijinhos!

Laranjinha disse...

Que belo arroz!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Manuela!

Arroz de bacalhau é um prato que eu adoro e não como há imenso tempo!
Achei piada às batatas no arroz...nunca tinha visto nada assim!:)

Um beijinho

Mão na Massa disse...

Olá!

Há desafio no meu blog!
Inscreve-te!

Mary disse...

Manuela,
Que arroz tão delicioso. é prato que não há muito tempo. mas que é bom é..;)

bjs

Joanina disse...

Algo diferente esta maneira de fazer o Arroz de Bacalhau... Mas parece ser deliciosa!! A mim, que sou uma "batateira", agrada-me imenso o facto de levar batatas!
Bj da Jo:)

Helena disse...

Manuela
Gosto tanto!Em boa altura me lembraste...
Bj

Natália Eleutério disse...

Ficou excelente, bjs.

Delícias e Talentos disse...

Porque não participas, Manelinha?
Tens uma cozinha super criativa e deliciosa, de certeza que com uns simples ingredientes, fazes um brilharete! Bjókas*****

fatusca disse...

Adoro arroz de bacalhau,aliais bacalhau e o meu peixe preferido,gosto de come-lo de todas as maneira!!
bjs

Maria Vitamina disse...

Costumo fazer um arroz de bacalhau mas é muito mais simples, esta receita é muito mais vistosa, deve ser muito bom. Bjinhos

Ana Powell disse...

Olá Manuela
Já não como um arrozinho destes há bastante tempo.
Ficou bem caldoso ... excelente x

Cristina Ledebour disse...

Olá Manuela
Gostei demais de encontrar esta receita. Estive em Lisboa no ano passado e almocei este arroz num restaurantte pequeno próximo a Praça do Comércio. Não sabia como era feito, pois nossos temperos as vezes divergem muito dos que são usados aí em Portugal. Agora vou fazer aqui na minha casa. Adorei.
Bjos

anna disse...

Arroz de bacalhau faz-me logo lembrar a minha avó, porque ela fazia às vezes só para nós duas...
O teu esta bem apetitoso...
Beijinhos.