terça-feira, 12 de maio de 2009

Esparregado de espinafres


  • 1 molho grande de espinafres
    ou 500g de espinafres congelados
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 1 colher (sopa) bem cheia de farinha
  • cerca de 1 dl leite
  • sumo de limão ou vinagre q.b.
  • 80g de queijo mozzarella ralado (facultativo)

Lave as folhas de espinafres muito bem e deixe escorrer. Coza os espinafres em água temperada com sal. Escorra bem.

Descasque e pique finamente os dentes de alho e leve a alourar com a margarina e o azeite. Junte os espinafres bem escorridos e deixe saltear, mexendo com uma colher de pau.

Tempere com sal e pimenta e reduza a puré com a varinha mágica. Polvilhe com a farinha, mexa e regue com o leite. Deixe cozer suavemente, mexendo, até engrossar um pouco. Rectifique o sal e a pimenta e junte algumas gotas de sumo de limão ou de vinagre.

Poderá enriquecer o esparregado juntando no fim 80 g de queijo mozzarella ralado.

Sirva como acompanhamento de pratos de peixe ou de carne.

Imprimir Receita:


Receita do site
Vaqueiro.
Print Friendly and PDF

25 comentários:

Mary disse...

Manuela, adoro esparregado, carrego sempre no alho e fica um must!
Já não faço há algum tempo, abriste-me o apetite! :)

Patanisca disse...

Esparregado é um dos meus acompanhamentos preferidos. Este parece muito bom. Eu costumo fazer com pão (para substituir a farinha), mas qualquer dia faço a tua versão. Beijinhos.

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Olha aí mais uma maneira de fazer espinafre, que meu marido tanto adora!

bjsssssssssss

Fátima disse...

Estava pensando o que fazer de acompanhamento pro almoço de amanhã. Achei!

Luísa Alexandra disse...

Ai o que eu gosto de esparregado!!!!!

Eliana Scaramal disse...

Uma bela receita com o espinafre, eu tenho paixão por espinafre!


www.saboresdalica.blogspot.com

ameixa seca disse...

Adoro espinafres, já experimentei gratinado e salteado... falta esparregado :)

Sónia Alexandra disse...

Menina eu adoro esparregado... ao almoço já marchava. jinhos e óptimo dia.

Isabelocas disse...

Cá em casa até a criança gosta, faço muitas vezes.
Bjs

Sabores de Aromas disse...

Manuela,
Que bela receita.
gosto muito espinafres,e feito em esparregado,deve ficar bom!


bjs

Janinha disse...

Gosto taaaaaaaaaanto de esparregado :)

Patrícia disse...

Adoro esparregado, minhami. Está com bom aspecto.:)
Beijinhos

Margarida disse...

Eu adoro esparregado mas aqui em casa sou a única.. O meu marido torce logo o nariz quando lhe cheira. ; )
beijinho

gasparzinha disse...

Manuela, como eu gosto de coisas bem à rica, pode ser com queijinho para mim!
Cá em casa gostamos muito de esparregado. :)

mesa para 4 disse...

Adoro esparregado, adoro espinafres, ficou com excelente aspecto...passa pra cá a travesssa ;-)

leonor de sousa bastos disse...

Olá Manuela!

Adoro esparregado e há que tempos não como!
Nunca fiz com espinafres e para mim é novo o toque do vinagre/limão e o queijo mozzarella!
Eu faço sempre só com alho, a farinha e o leite!:)

Este deve ficar especial!

Beijos!

Verdinha disse...

Adoroo esparregado! Caseiro costumo fazer de broculos, hei de experimentar este!

beijinhoo

Canela disse...

Manuela
Brutal!Adoro!
Bj

Talita disse...

A lista de ingredientes é bem reduzida e mesmo assim resultou em um prato bonito. Gostei.

Magia na Cozinha disse...

Faz tempo que não faço uma receita com espinafre fresco. Fico com preguiça de lavar aquele monte de folhas e acabo usando o congelado.
Infelizmente o sabor não é o mesmo.
Faço uma receita semelhante a esta. É um ótimo acompanhamento!
Bjs :)

menoscaloriasmaisvida disse...

Adoro esparregado. É um dos meus acompanhamentos favoritos. Faço muitas vezes. :D

argas disse...

Que bom aspecto!! :D

Simplesmente Mariza disse...

Que receita deliciosa! Um verdadeiro espetáculo. Beijos!

Olguinha disse...

esparregado é bom e eu gosto muito!! a tua ideia do café é fixe, ainda por cima com as festas á porta!! boa ideia!temos de combinar!! manda-me um mail:olgamoliveira@gmail.com

Nayara disse...

Como gostei dessa receita,mesmo porque sou doida por espinafre, mas aqui em casa não posso fazer, pois sou a única que gosto. Que peninha!
Boa semana com muita, muita coisa boa na tua vida!