sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pães integrais


  • 400 ml de água
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1 colher (de sopa) de açúcar amarelo
  • 1 colher (de sopa) de azeite
  • 300 g de farinha integral
  • 400 g de farinha de trigo
  • 1 colher (de sopa) de sementes de sésamo + algumas para decorar
  • 2 colheres (de chá) de fermento biológico seco


Colocar todos os ingredientes, à temperatura ambiente e por esta ordem, na cuba da máquina e iniciar o programa "Massa" (1h30m).

Depois da massa ter levedado, pré-aqueça o forno e coloque no fundo um tabuleiro com água quente.

Verta a massa para uma superfície com farinha. Com as mãos enfarinhadas retire bocadinhos de massa e molde bolas pequenas (não enrole a massa, apenas vá virando as bordas para dentro). Disponha as bolas  num tabuleiro enfarinhado, deixando algum espaço entre cada uma. Polvilhe com sementes de sésamo e leve ao forno pré-aquecido, cerca de 25 a 30 minutos. Rende cerca de 14 bolas.

Este pãozinho é perfeito para o pequeno-almoço, mesmo para quem está de dieta. 
Tendo em conta que rende bastante poderá congelar-se uma parte e ir descongelando à medida que for preciso.

Print Friendly and PDF

27 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Que lindos amiga,ficaram perfeitos,jinhosss

Magia na Cozinha disse...

Manuela eu gostei muito da receita. Vou experimentar.
O fato de poder congelar me agradou muito. É muito prático.
Bjs :)

Eu Mulher disse...

Ficaram super bonitos. Também gosto de pães saudáveis.

Aguardo você lá no passatempo alquimia de ingredientes, ok?

Beijocas

conceicao disse...

E ficaram com um óptimo aspecto.
O que dizem é que o pão não engorda, mas sim o que o acompanha.
Bjs

Annie disse...

Hermosos pancitos, fue un placer encontrar un blog de las Islas Azores, un lugar tán paradisíaco.
Te estaré visitándo y te invito a que visites mi blog, ahora voy para el otro tuyo.
Un cariñoso saludo

Nadji disse...

De petits pains très réussis.
j'aime beaucoup.
A bientôt et bon weekend.

Pão, Bolos e Cia. disse...

Eu bem prefiro os pães integrais aos brancos, porquê desperdiçar parte dos grãos!
E quanto ao congelar, congelo tudo, lol
Bem bonitos e redondinhos.

M. disse...

Muito fofinhos!!! Também costumo congelar depois de prontos ;)
Bjsss,
Madalena

moranguita disse...

eu gosto muito de pao ao oequeno almoço
as vesz avbuso dai a barriguinha passo muito tempo sentada
e mesmo falta de cuidado e malvados doces
beijinhos

Jeh Vasconcelos disse...

Olá estava passando e parei para parabenizar pelo belo blog, muito lindo..
Estou te seguindo,
Beijokas

Sofipinta disse...

Olá Manuela!

Gostei da receita vou experimentar. Beijos e xi-coração

noemia disse...

Que maravilha!
Parabéns!

ameixa seca disse...

Faço sempre o meu pão com parte de farinha integral, sempre é mais saudável :)

Lefrancbuveur disse...

Un saluto e a presto.

Enrico

Cabra Caprichosa disse...

Depois de toda a doçaria que tenho andado a comer preciso mesmo é de uns paezinhos saborosos e com poucas calorias!!!
:D méééé

Mr.Blogger 1971 disse...

Hola, acabo de descubrir tu blog, me encanta muchas recetas increíbles!!!
Estos panes tienen que estar muy ricos.
Un saludo.

Daniel F. Moura disse...

OI, estive visitando seu blog, muito legal, bonito e gostoso ...

já estou te seguindo ...

Se possivel for conheça o meu ...

abraço

Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/

Montez disse...

Caí aqui por acaso e como gostei prometo voltar. Saudações pipianas

AVOGI disse...

ora ca está uma mulher das ilhas à roda dos tachos!!! e que tachos e que cozinha adorei. será que é desta que vou cozinhar com prazer?

Débora disse...

Oiii...passando pra deixar um bj,e desejar um lindo resto de semana!!!

Liège disse...

Que delícia!
Adoro alimentos integrais: pães, biscoitos, massas... São saborosos e saudáveis.
Beijos.

Rach Perreti disse...

hmmm que delicinhaaa!!! Vou tentar depois!

bon_appetit disse...

ai que delicia....
vou fazer :)
adorei o seu blog, parabéns!

Cabra Caprichosa disse...

Tenho que experimentar, até porque acho que ganhei uns kilinhos no verão! :D * méééé

Rita Maria disse...

A farinha integral é também de trigo ou de outro cereal? Obrigada, fico à espera para experimentar!

Manuela © disse...

Rita, a farinha é de trigo.

Rita Maria disse...

Obrigada!