sexta-feira, 25 de março de 2011

Filhoses do Forno II (com massa escaldada ou choux)


Massa escaldada ou massa choux:
  • 1 copo de água
  • 1 copo de farinha
  • 125 gramas de manteiga
  • 4 ovos
Coloque a água e a manteiga num tacho, leve ao lume e assim que a água começar a ferver junte a farinha e mexa constantemente até formar uma bola que se desprenda do fundo. Retire do lume e adicione os ovos um a um mexendo muito bem, entre cada adição, de forma a ficarem bem incorporados na massa.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque colheradas de massa deixando um espaço considerável entre cada uma (aproximadamente 3 a 4 dedos, pois a massa cresce muito).

Leve ao forno bem quente, pré-aquecido, até que as filhoses fiquem grandes e douradas.

Nota: A medida do copo é de 235ml. Esta receita rende 9 a 10 filhoses. Pode dobrar a receita.


Recheio de limão:
  • 350 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena)
  • 4 gemas
  • 200 gramas de açúcar
  • Raspas de 1 limão
Coloque num tacho o amido de milho e desfaça-o com um pouquinho do leite. Misture bem, adicione os ovos, o açúcar e as raspas de limão e misture. Junte o restante leite. Leve ao lume, mexendo sempre até obter uma papa cremosa. Deixe arrefecer.

Faça em cada filhós uma pequeno orifício com uma faca. Com uma colher pequena, para não abrir muito o orifício, vá recheando cada uma com o creme de limão. Para ficarem umas filhoses mais bonitas pode optar por fazer um orifício muito pequeno e rechear com a ajuda duma seringa ou saco de pasteleiro.

 Nota: Poderá reduzir a quantidade dos ovos para metade se utilizar Farinha Custard (amido de milho amarelo com aroma de baunilha) em vez da Maizena.



Esta receita é feita principalmente durante a época do Carnaval na Ilha Terceira.  E pode ser feita com esta receita de massa escaldada ou com a receita Filhoses do Forno I. Eu pessoalmente prefiro esta receita, é mais prática e acerta sempre. A título de curiosidade, e após o comentário dum leitor na receita I, fiz algumas pesquisas pela internet e pude verificar que esta receita não é apenas típica dos Açores e pode ser encontrada em vários sites estrangeiros com o nome de "popover". Nas Ilhas do Pico e Faial são chamadas de Fofas.

Esta massa é muito versátil, pois poderá ser recheada com doce ou salgado conforme a sua preferência e imaginação.

Print Friendly and PDF

27 comentários:

São Ribeiro disse...

FICARAM BEM LINDOS E DEVEM DE SER UMA DELICIA, EU GOSTO MUITO DESSA MASSA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Cantinho da Jana!!! disse...

Que ótima esta receita..daquelas de passar para o caderninho de receitas e fazer sempre...adorei


bjs

turbolenta disse...

O que eu adoro filhoses.Mas nunca fiz senão fritas, que não têm nada a ver com estas. Para a próxima vou experimentar a fazê-las assim. Recheadas devem ser uma maravilha. Ao olhar para a imagem vieram-me logo à ideia os profiteroles.
desejo um óptimo fim de semana

Mary - Strawberrycandy disse...

Que maravilha,...ficaram fantásticos!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Já tinha visto filhoses de Carnaval mas com recheio de castanha, estes com recheio de limão agradam-me mais :)

moranguita disse...

estas filhoses devem se uma maravilha com este recheio
ate ja estou a imaginar
beijinhos

Margarida disse...

Olá Manuela. Sou nova a comentar, mas já venho aqui há algum tempo. Hoje não resisti porque, desde que descobri a velha iogurteira da minha mãe, que não faço outra coisa a não ser iogurtes! Adoramos cá em casa. Mas desde logo decidi variar e fazer receitas diferentes. O teu foi o primeiro blog que encontrei e o que tenho seguido fielmente! Até babo só de olhar para as tuas fotos. E adoro as explicações, que são sempre úteis. Também te tenho sugerido às pessoas que me têm pedido receitas. Obrigada pela partilha que me tem sido tão deliciosamente proveitosa. Beijinhos.

Elvira disse...

Também parecem maravilhosas! Para o próximo Carnaval, vou experimentar esta receita. Obrigada por partilhares. :)

Beijinhos.

fatusca disse...

Uma recita fantastica.ja anotada!!
bjs

Lisandra disse...

Olá! Tenho um passatempo a decorrer no meu blog. Participa!
O tema é "Entradas/Petiscos" e tem direito a prémio.
http://cozinheiradatreta.blogspot.com
Fico à espera!
Beijinhos.

Su m disse...

Manuela,
Já andei a vasculhar o teu blog de uma ponta à outra e adorei as sugestões que por aqui encontrei.
Estas filhoses de forno parecem-me ser uma delicia :)

Unknown disse...

Nossa Manuela, que lindos e pelo visto deliciosos...Adorei!
Aliás aqui em sua cozinha só tem delícias...
Estou te seguindo...
Quando puder vem comer um pedacinho de bolo de maracujá e bater um papinho...beijkas
ondas de sabores

Begonia disse...

Hola estoy viendo tu blog y la verdad me gustan todas las recetas que veo, me quedo a seguirte. Te dejo mi dirección por si te apetece darte una vuelta http://begonia-dulcespensamientos.blogspot.com/
Ricos, ricos!!
Un saludo
Bego

uhooi disse...

WOW!!! Love it!


visit our blog at http://uhooi.blogspot.com/

Patricia disse...

Boa Páscoa =)

bjs

Lefrancbuveur disse...

Buona Pasqua, anche se in ritardo :)

Margarida disse...

Olá Manuela, mais uma vez. Se for possível, gostaria que me informasses se os iogurtes feitos na iogurteira podem ter como base um iogurte de polpa. Já experimentaste? Não encontro aqui no teu blog, mas pode ser que saibas. Já me disseram que não, porque não têm a consistência necessária, sendo bons unicamente os naturais e os de aromas. Obrigada pela tua atenção e beijinhos.

Manuela © disse...

Margarida
Já fiz iogurtes tendo por base um iogurte com pedaços e funciona na perfeição :) Pode usar à vontade.

Margarida disse...

Muito obrigada pela resposta! Como deixei a fazer uns de côco, cuja receita tirei daqui, antes de ler a tua resposta, para a próxima vou experimentar fazer com os de polpa para ver como ficam. Isto dos iogurtes é um mundo de sabores. Obrigada pela ajuda a explorá-lo. Beijinhos.

Margarida disse...

Olá de novo. Volto para dizer que já experimentei fazer os iogurtes tendo como base um de polpa e ficaram muito bons. Eu estava com receio em experimentar, mas é uma experiência a repetir. Obrigada e beijinhos.

Receitas ao Desafio disse...

Parabéns pelas filhoses. Ficaram com um aspecto mega delicioso! Vou experimentar e depois digo-te como ficaram.
Bjs
Patrícia

YES we Cooking disse...

Parece delicioso!!! Parabéns! Adorei seu blog, estou seguindo. Convido você a conhecer meu novo blog: www.yeswecooking.blogspot.com
Beijos, Cecilia

a disse...

Estas filhoses ficaram maravilhosas!! 5*****
Beijinhos

Marina - Blog Na Sala de Espera disse...

hummmm... tô com água na boca ak ! hahaha !
beijos, marina
www.blogdamarinatorres.blogspot.com

Cozinha Perfumada disse...

Oi Manuella! Adorei esses filhoses !! Parecem deliciosos!! Parabéns pelo blog, irei voltar sempre!! Beijos Tereza

maria tanto faz disse...

Qual é a temperatura do forno? Eu fiz e ficaram boas de sabor mas cresceram pouco...

Manuela © disse...

Na altura quando fiz estas filhoses o meu forno não tinha termómetro. Eu aquecia-o no máximo. Depois de crescerem eu reduzo a temperatura um pouco para não queimarem. Quando eu voltar a fazer verifico as temperaturas e coloco aqui.