sexta-feira, 18 de abril de 2008

Moreia Frita


Apesar de não haver especialidade nenhuma na confecção deste prato, decidi colocar aqui a receita porque sei que há muitas pessoas que nunca comeram moreia. Além disso, é um prato comum e muito apreciado nos Açores.

  • 4 postas de moreia
  • vinho branco
  • vinagre
  • sal
  • massa de malagueta
  • pimenta da jamaica
  • alho picadinho
  • farinha de milho amarela
  • óleo para fritar
Coloque a moreia a marinar de um dia para o outro num recipiente com vinho branco, um pouco de vinagre, sal, massa de malagueta, uns grãos de pimenta da jamaica e dentes de alho picadinhos.

No dia seguinte escorra o peixe e passe-o pela farinha de milho e frite em óleo quente de ambos os lados. Do lado da pele deixe fritar mais um bocadinho para a pele ficar mais sequinha e crocante. Sirva com legumes cozidos.

Existem várias tipos de moreia, eu usei moreia-pintada, para quem não conhece aqui está ela:

Foto de Pedro Cambraia

Print Friendly and PDF

17 comentários:

claudia disse...

Não podes trocar por outro peixinho???é que a moreia arrepia-me....é que tenho horror a cobras e as moreias fazem-me lembrar cobras..mas o peixinho depois de frito tem tão bom aspecto......

Anónimo disse...

Amiga, dou-te valor!!! Eu nao sou capaz nem de comer moreia, nem de lhe tocar, nem sequer de olha para ela, quanto mais cozinha-la! Tenho fobia a cobras, e p'ra mim, moreia e cobra! Mas a minha mae e a minha irma adoram e dizem que e um peixe muito saboroso. Hoje vou fazer o teu Frango com Ananas, para o jantar. Depois digo como ficou. Bom fim de semana e continuacao de bons cozinhados! Bj da Jo.

Anónimo disse...

ola sou a florcardo do cantinho das receitas

sou açoreana e ha anos que nao como moreia que saudades

Manuela © disse...

claudia: Quando se olha assim para o bichinho ao natural pode não dar muita vontade de comê-lo, mas depois no prato é de comer e chorar por mais :)

joanina: Minha amiga JO!!! Como é que uma terceirense de gema como tu não gosta de moreia??? :P Também não podias ser perfeita, né? LOL

florcardo: Obrigada pela sua visita! Finalmente alguém que gosta de moreia :) Quem gosta deste peixe nunca mais esquece o seu sabor!

anna disse...

Ai Manela, que peixe feioso, parece uma cobra... Nunca comi, assim como nunca comi lampreia nem enguias... lol!
Concordo que no prato, fritinha, tem óptimo aspecto.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Oh miga, pois eu tenho destas fraquezas!... Uma terceirense que nao gosta de moreia... nem de toiradas!! :)) Imagina tu que no curso de culinaria que estou a frequentar o instructor e chines, e ha um dia em que temos de cozinhar com um ingrediente principal exotico! O ano passado foi cobra!!! Eu ja lhe disse que nem mor-ta! Nem que ele me de facadas com uns facoes enormes que ele la tem!! :)))) Bj da Jo

Manuela © disse...

anna: Então tem de experimentar :)

joanina: Não acredito!!! Ao menos do 5º toiro tu deves gostar, não? hihi

risonha disse...

eu adoro moreia frita e cá na minha zona usa-se muito, mas é diferente da tua... é cortada em postas fininhas e frita só em óleo, sem ser passada por farinha,
fica com a pele estaladiça e servem nos cafés dentro de carcaças, como petisco.
da próxima vez que fizer em casa tenho que me lembrar de tirar fotos

Anónimo disse...

Amiga, o quinto toiro e o unico que eu gosto!! Como e que adivinhaste? lol

Manuela © disse...

joanina: Calculei, esse toiro para mim também é o mais lindo hehe :)

Manuela © disse...

risonha: Finalmente alguém que gosta e conhece moreia :) Nunca comi moreia sem ser cozinhada assim. Estou curiosa para ver como é que a fazem na tua terra.

Anónimo disse...

Como se costuma dizer na nossa terra, o quinto toiro, "e um toiro de fama"!! lol

Cindy disse...

Manuela..que saudades de comer esse peixe,quando vivia nos acores o meu pai adorava ..e comia-se muitas vezes..Aqui nos estados unidos nunca vi..Saudades....

Manuela © disse...

joanina: E que fama ;)

cidália:A moreia é de facto muito apreciada pela maioria dos açorianos :)

Artur Mateus disse...

Boa noite.
Desculpe a pergunta um pouco fora de tempo, sei que corro o risco de não a ler. Mas para o caso de ver, aqui vai: tenho uma moreia inteira que infelizmente não pedi para amanharem no supermercado. Sabe o processo de amanhar um animal destes? A pele tira-se? As postas cortam-se na transversal ou diagonal? Há outros preceitos a ter em conta?
Desde já os meus agradecimentos,
Artur Mateus

Manuela © disse...

Artur

Eu normalmente quando comprou, ou me dão, moreia ela já vem cortada.
Mas vou tentar esclarecer as suas dúvidas.
Não se retira a pele à moreia.
Não se utiliza a cabeça nem o rabo da moreia.
As postas são cortadas em cortes paralelos direitos.
As postas são bem lavadas para retirar a parte interna mais escura.
Depois é seguir as instruções da receita.
Espero ter conseguido esclarecê-lo e que a receita seja do seu agrado :-)

fabio alves disse...

boas tenho 20 anos faço caça submarina e adoro moreia (Gymnothorax mordax) como sou da Ericeira por vezes apanhas umas coisinhas destas bem grandes ate 2/3 kg. gosto muito de moreia frita mas de uma maneira especial ela é seca quase como o bacalhau a diferença é que não fica em salmoura mas fica divinal.
P.S. se comprarem moreia escolham as acinzentadas pois essas sao as de buracos e escuridao que apenas comem mariscos e peixes ao contrario das malhadas, os mesmo se passa com os safios o preto é muito melhor do que o cinzento..
abreijos