sexta-feira, 9 de maio de 2008

Molotof - O Primeiro!


  • 7 claras
  • 1 pitada de sal
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • caramelo q.b
  • manteiga para untar a forma
Coloque água quente num tabuleiro e leve ao forno.

Entretanto bata as 7 claras em castelo com uma pitada de sal, assim que começarem a ficar em neve vá adicionando o açúcar aos poucos sem nunca parar de bater até ficarem bem firmes, por último junte o caramelo a seu gosto e continue a bater até obter uma mistura homogénea.

Coloque aos poucos numa forma com buraco, generosamente untada com manteiga, e vá aconchegando com a colher. Coloque um pano debaixo da forma e bata sobre uma superfície plana para retirar o ar entre as claras. Deite a forma dentro do tabuleiro e deixe cozer em banho-maria durante 20 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro, sem nunca abrir a porta, durante 30 minutos. Desenforme e regue o pudim com caramelo.

------ ------ ------

Para mim, até hoje, esta era a receita mais fácil de fazer e mais difícil de acertar! O pudim enquanto estava no forno ficava sempre lindo mas depois diminuía... diminuía... Ou então ficava colado à forma! Enfim, acontecia-lhe sempre uma desgraça qualquer e acabei por desistir de o fazer. Entretanto passaram alguns anos... Ultimamente andei a namorar receitas e quanto mais lia mais baralhada ficava. Descobri que cada pessoa tem uma forma diferente de fazê-lo. Mas juntando todas as dicas que fui lendo decidi fazê-lo assim e hoje finalmente o meu pudim foi BEM SUCEDIDO! Fiquei tão contente :-)
Apesar de não ter ciência nenhuma eu decidi colocar aqui o meu Molotof. Pode ser que ajude alguém que, como eu, até hoje não tenha conseguido fazê-lo. Não desistam!!!

Print Friendly and PDF

17 comentários:

Cindy disse...

Manuela. esta lindo!Parabens ,nunca comi motolof nem nunca fiz,mas esse teu esta a dar agua na boca...Vou ver se apanho o aviao ja pra terceira antes do pudim acabar eheheh...beijinho

fatusca disse...

Manuela ,mas que lindo ficou o teu molotof,parabens.
bjs

Unknown disse...

Manuela,

que lindo, na verdade nunca tinha comido, deve ser divino.
Por ser feito de clara lembra um pouco suspiro?
Bjs

Manuela © disse...

cidália: É bom apressar-se porque o pudim já vai a meio :)

fatusca: Obrigada :) Estou tão orgulhosa!

nana: Enquanto que o suspiro é rijinho e estaladiço este pudim é muito leve, fofinho e enponjoso :)

ameixa seca disse...

Olá Manuela!
Finalmente consegui dar uma espreitada no teu blog delicioso. Eu sou daquelas que tem imensas receitas de molotof e muito medo de experimentar e não resultar. Até tenho uma forma própria para o efeito. E agora que comprei uma de pudim que talvez seja própria para faze molotof... vou experimentar quando tiver sobras de claras.
Vou colocar o linc do teu blog no meu para poder visitar ok?
Um abraço

Anónimo disse...

Amiga, esta lindo o teu Molotof!! Eu sou daquelas a quem ele nao acerta... Ja desisti de fazer, porque e sempre uma frustacao. Bom fim de semana. Bj da Jo

Isabel de Miranda disse...

Manuela já desesti de fazer o Molotof à muitos anos.Mas depois do teu sucesso,como tenho claras congeladas vou voltar a experimentar.Está lindo...beijinhos doces

Manuela © disse...

ameixa seca: Já retribui a visita e o link :) Com forma nova e tudo acho que vale a pena experimentar.

joanina: Eu também andei anos frustrada com este pudim, tanto que já tinha desistido :( Faz tal e qual está na minha receita, se para mim funcionou para ti também há-de funcionar :)

Manuela © disse...

cozinhar com os anjos: Experimente! Estou a torcer para que funcione :)

Culinarices disse...

Ficou com um óptimo aspecto, parabens.
bjcs
Malena

Isabel Salvador disse...

que maravilha manelita ficou mesmo um espetáculo...jinhos grandes

anna disse...

Os meus molotof são uma desgraça. Só uma vez me saiu bem e nem sei como... é mesmo como contaste, lindos dentro do forno e a virar bolacha cá fora.
O teu está lindo!!!
Beijos.

Patricia Scarpin disse...

Que linda sobremesa, amei!

Filipa disse...

Manuela, que lindo ficou o molotof! Parabéns!

beijocas

Manuela © disse...

malena, belinha, patrícia e filipa: Obrigada :)

anna: Eu sei como é! Mas experimente assim, vai ver que dá certo :-)

Anónimo disse...

O segredo do molotof nao baixar e deitar uma colher de cafe de cremor tartaro nas claras.Aqui na America compro no supermecado o frasco na seccao de especiarias,em portugal nao sei,com o tartaro o pudim ao fim de 3 dias ainda esta de pe.Nao contem a ninguem

Manuela © disse...

anónimo: O cremor tártaro faz o mesmo efeito do fermento. Mas fazendo de acordo com as instruções que se encontram na minha receita resulta também e o pudim fica sempre grande mesmo passado alguns dias.
Já fiz mais uma vez e deu certo .
De qualquer modo obrigada pela visita e pela dica :-)