- 7 claras
- 1 pitada de sal
- 7 colheres (sopa) de açúcar
- caramelo q.b
- manteiga para untar a forma
Coloque água quente num tabuleiro e leve ao forno.
Entretanto bata as 7 claras em castelo com uma pitada de sal, assim que começarem a ficar em neve vá adicionando o açúcar aos poucos sem nunca parar de bater até ficarem bem firmes, por último junte o caramelo a seu gosto e continue a bater até obter uma mistura homogénea.
Coloque aos poucos numa forma com buraco, generosamente untada com manteiga, e vá aconchegando com a colher. Coloque um pano debaixo da forma e bata sobre uma superfície plana para retirar o ar entre as claras. Deite a forma dentro do tabuleiro e deixe cozer em banho-maria durante 20 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer lá dentro, sem nunca abrir a porta, durante 30 minutos. Desenforme e regue o pudim com caramelo.
------ ------ ------
Para mim, até hoje, esta era a receita mais fácil de fazer e mais difícil de acertar! O pudim enquanto estava no forno ficava sempre lindo mas depois diminuía... diminuía... Ou então ficava colado à forma! Enfim, acontecia-lhe sempre uma desgraça qualquer e acabei por desistir de o fazer. Entretanto passaram alguns anos... Ultimamente andei a namorar receitas e quanto mais lia mais baralhada ficava. Descobri que cada pessoa tem uma forma diferente de fazê-lo. Mas juntando todas as dicas que fui lendo decidi fazê-lo assim e hoje finalmente o meu pudim foi BEM SUCEDIDO! Fiquei tão contente :-)
Apesar de não ter ciência nenhuma eu decidi colocar aqui o meu Molotof. Pode ser que ajude alguém que, como eu, até hoje não tenha conseguido fazê-lo. Não desistam!!!
17 comentários:
Manuela. esta lindo!Parabens ,nunca comi motolof nem nunca fiz,mas esse teu esta a dar agua na boca...Vou ver se apanho o aviao ja pra terceira antes do pudim acabar eheheh...beijinho
Manuela ,mas que lindo ficou o teu molotof,parabens.
bjs
Manuela,
que lindo, na verdade nunca tinha comido, deve ser divino.
Por ser feito de clara lembra um pouco suspiro?
Bjs
cidália: É bom apressar-se porque o pudim já vai a meio :)
fatusca: Obrigada :) Estou tão orgulhosa!
nana: Enquanto que o suspiro é rijinho e estaladiço este pudim é muito leve, fofinho e enponjoso :)
Olá Manuela!
Finalmente consegui dar uma espreitada no teu blog delicioso. Eu sou daquelas que tem imensas receitas de molotof e muito medo de experimentar e não resultar. Até tenho uma forma própria para o efeito. E agora que comprei uma de pudim que talvez seja própria para faze molotof... vou experimentar quando tiver sobras de claras.
Vou colocar o linc do teu blog no meu para poder visitar ok?
Um abraço
Amiga, esta lindo o teu Molotof!! Eu sou daquelas a quem ele nao acerta... Ja desisti de fazer, porque e sempre uma frustacao. Bom fim de semana. Bj da Jo
Manuela já desesti de fazer o Molotof à muitos anos.Mas depois do teu sucesso,como tenho claras congeladas vou voltar a experimentar.Está lindo...beijinhos doces
ameixa seca: Já retribui a visita e o link :) Com forma nova e tudo acho que vale a pena experimentar.
joanina: Eu também andei anos frustrada com este pudim, tanto que já tinha desistido :( Faz tal e qual está na minha receita, se para mim funcionou para ti também há-de funcionar :)
cozinhar com os anjos: Experimente! Estou a torcer para que funcione :)
Ficou com um óptimo aspecto, parabens.
bjcs
Malena
que maravilha manelita ficou mesmo um espetáculo...jinhos grandes
Os meus molotof são uma desgraça. Só uma vez me saiu bem e nem sei como... é mesmo como contaste, lindos dentro do forno e a virar bolacha cá fora.
O teu está lindo!!!
Beijos.
Que linda sobremesa, amei!
Manuela, que lindo ficou o molotof! Parabéns!
beijocas
malena, belinha, patrícia e filipa: Obrigada :)
anna: Eu sei como é! Mas experimente assim, vai ver que dá certo :-)
O segredo do molotof nao baixar e deitar uma colher de cafe de cremor tartaro nas claras.Aqui na America compro no supermecado o frasco na seccao de especiarias,em portugal nao sei,com o tartaro o pudim ao fim de 3 dias ainda esta de pe.Nao contem a ninguem
anónimo: O cremor tártaro faz o mesmo efeito do fermento. Mas fazendo de acordo com as instruções que se encontram na minha receita resulta também e o pudim fica sempre grande mesmo passado alguns dias.
Já fiz mais uma vez e deu certo .
De qualquer modo obrigada pela visita e pela dica :-)
Enviar um comentário