terça-feira, 25 de novembro de 2008

Alcatra de Frango

  • 1 frango cortado em pedaços
  • 1 cebola cortada às rodelas
  • 100 g de manteiga
  • 80 g de toucinho fumado cortado em cubinhos
  • 8-10 grãos de pimenta-da-jamaica
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (sobremesa) de massa de malagueta
  • sal q.b.
  • 500 ml de vinho branco
Unte o alguidar (alguidar regional da Ilha Terceira, de barro, não vidrado) com metade da manteiga. Coloque no alguidar a cebola às rodelas, o toucinho e o frango. Tempere com o sal, a massa de malagueta, a folha de louro e os grãos de pimenta-da-jamaica. Com as mãos, ajude a virar o frango de modo a distribuir bem todos os temperos. Adiciona-se por último o vinho branco, até cobrir a carne, e coloque por cima a manteiga em pedacinhos. Leve ao forno a cozer cerca de 2 horas. A meio do tempo de cozedura, retire o alguidar do forno e vire o frango ao contrário, de forma a ficar tostado de ambos os lados, e leve novamente ao forno.

------ ------ -------

Depois da alcatra regional, da alcatra de peixe, da alcatra de feijão e da alcatra de coelho, estava mesmo a faltar a alcatra de frango :-) Mas ainda há mais!!!

Na Ilha Terceira, chamamos alcatra às receitas confeccionadas no alguidar de alcatra regional, que é um alguidar feito de barro local não vidrado (mais informações aqui), não nos estamos a referir à parte de carne de bovino que se chama alcatra.

As quantidades dos ingredientes desta receita poderão ser ajustadas conforme o tamanho do alguidar e ao gosto pessoal de cada um. Seja generoso(a) com os temperos!

Print Friendly and PDF

26 comentários:

Xana Bértolo disse...

hummm, quase que chega o cheirinho gostoso aqui :)
bjinhus

Helena disse...

Esta da alcatra eu sabia...
Essa carne deve ficar uma delícia com esses temperos!

anna disse...

Eu pensava que só havi alvatra da vaca... Uma maravilha descobrir estes segredos!
Beijinhos.

Vivian disse...

Deve ser muito bom !!

boa semana

bjks

Elvira disse...

Esta vou fazer em breve, sem dúvida! :-)

Beijinhos, vizinha.

Anónimo disse...

Esta parece-me muitoooo bem!
A propósito, tens uma surpresa no meu blog para ti.

moranguita disse...

que boas que devem ser essas alcatras:-)

Coração de Tangerina disse...

Mas que ar delicioso, fiquei a "babar" mesmo!!! Adoro frango assado!! Não conhecia a alcatra. Um dia que vá aos Açores trarei uma comigo....

Um beijo do norte....com aroma de tangerina acabada de descascar.

ameixa seca disse...

Já se comia um bocadinho dessa alcatra... só para provar ;)

Kláudinha disse...

olá :) surpresa no blog dos piratas beijinhos

Marizé disse...

Ao provar alcatra a primeira vez fica-se completamente rendido, (pelo menos eu fiquei), e com vontade de provar todas as alcatras possiveis.

Esta vai ficar "de olho"

Bj

Ziza disse...

Pena que não tenho uma panela de barro...

Não existe farinha de mandioca para vender por aí?
Queres que eu te mande?
Me manda teu endereço por e-mail...

Anónimo disse...

Todas as alcatras são boas, mas tem de ser comidas na ilha Terceira.

Sugiro a zona dos Biscoitos acompanhada dum bom tinto da produção local.

Bj

Anónimo disse...

Uhmmm...pouco light, mas deve ser uma delícia!!! :)
beijocas

Begoña disse...

Me encnta el pollo y esta receta parece buenísima. También me gusta la sopa de feijao branco...tengo que probarla.
Un saludo, Begoña

Nysa disse...

nunca comi comida feita numa alcatra, mas um dia gostava de provar ;-) parace maravilhoso! beijocas

Karla disse...

Que delíciaaaaaa...esta está bem! Comia até ao fim :)

Beijinhos

P.s: vou deixar um prémio para ti no meu cantinho...

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Olá..nesse momento mais estamos precisando de orações!!!! Santa Catarina está de luto!!!bjos!!!

Andrea Dohashi disse...

Menina isso deve ser bom demais!
Alcatra de frango? novidade para mim, mas que me deixou a salivar,isso deixou, rs
beijinhos

disse...

Olá Manuela, obrigada pelo comentário-conversa que fez recentemente no meu blog. Desculpe a demora em retribuí-lo. Mas sabe que ando meio viciada em blogs de receitas. Eu mesma tenho dados minhas avançadinhas na preparação de pães. Mas sabe como é, uma coisa puxa a outra (e todas elas puxam o peso prá cima, rsrsrs). Esse alcatra de frango está linda, maravilhosa. A receita já vai pro book. Bjsss...

Filipa disse...

E eu que ainda nunca comi alcatra... Está com um aspecto tão bom que se vivesse perto de ti, fazia-me de convidada para que pudesse provar :)

beijinhos

Mónica Pinto disse...

Sendo o frango a carne mais consumida na minha casa, esta receita chamou-me a atenção.
Deve ser muito boa.
Beijinhos

Anónimo disse...

Hummmmmmmmmmmmmm
Parece delicioso.
Vou esperimentar.
Obrigado pela dica.

Bjocas grndes e bom fim de semana.

Lala

♥ mesa para 4 disse...

Mais uma alcatra deliciosa...jinho

Anónimo disse...

Também queria ter um tachinho assim. A carne feita nesses tachinhos deve ficar uma delícia.
Beijocas

Anónimo disse...

Oi mana. Para não dizeres que nunca comento as tuas receitas cá estou eu desta vez. Já experimentei algumas e são bastante boas.
Em relação a esta, pois olha já fiz alcatra tanta vez e nunca me tinha passado pela cabeça fazer alcatra de frango, por isso, obrigada pela sugestão. Beijocas do Faial.